fbpx
WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.29.13
Ritual da Tucandeira

Por: João Melo Farias

João Melo Farias Poeta e indigenista.

Ritual da Tucandeira

Tucandeira

A comunidade urbana indígena denominada Parque das Tribos, localizada no Bairro Tarumã, nesta cidade de Manaus, durante os dias 28 e 29 de abril, dará início as 14:00 horas, a uma festividade para comemorar a Semana dos Povos Indígenas/23.

Para isto convidou os povos indígenas residentes em Manaus e entorno para a festa Ritual da Tucandeira na maloca cerimonial existente na bairro como forma de afirmar a identidade indígena da comunidade e da cidade de Manaus.

De acordo com Ismael Munduruku, Tuxaua da comunidade, “Manaus é uma cidade que precisa assumir a sua cara indígena. É a metrópole com maior número de indivíduos e de povos indígenas residentes na cidade, oriundos o interior e de outros estados da União, contudo, movidos pelos fenômenos da negação da indentidade, pelas baixas condições sociais, econômicas e de escolaridade; e até por vergonha de se dizer indígena ante a discriminação ainda recorrente hoje não se assumem como cidadãos indígenas; daí a subnotificação da auto identidade. Em Manaus residam mais de 300 mil indivíduos, contudo, somente se declararam para o IBGE/23, 180.000 indígenas, aproximadamente”.

A programação consiste na feitura dos festa ritual Dança da Tucandeira, do povo Sateré-Mawé, rito de passsgem do menino para a fase adulta. É um ritual dolorido, contudo, muito desejado pelos indígenas Mawê, que secundado pelos anciãos da tribo: só é Sateré verdadeiro, quem passa pela tucandeira. Assim, como o Parque das Tribos é um caleidoscópio de povos indígenas o ritual é aberto a todos os jovens das outros povos indígenas. Asim, os filhos do Ismael Munduruku, passarão pelo ritual, mesmo não sendo Sateré, O ritual é aberto até para os não indígenas que queiram experimentar a dor para herdar os dons da tucandeira.

A força cultural do evento ganha visibilidade pelo fato de ser o primeiro ritual “de verdade” a ser celebrado abertamente aos vários povos indígenas e à sociedade não indígena. Por segundo, pelo arranjo cultural do empréstimo de um traço cultural de um povo pelo outro, seja na cantoria, no grafismo e agora nós rituais, haja a vista que vários jovens de outros povos estão se submetendo ao Ritual da Tucandeira, que, sabidamente é da primazia ancestral do povo Sateré-Mawé.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Fiscais da Receita Federal vão parar três dias na semana

Categoria faz mobilização nacional pela regulamentação salarial Operação Padrão afeta produção na Zona Franca de Manaus Solange EliasDa redação do ÚNICO Os fiscais da Receita Federal que atuam em portos e aeroportos de todo o país vão aumentar a pressão sobre o governo federal nesta semana.Na semana que terminou, eles fizeram dois dias de “apagão” – quando todos os computadores foram desligados e não houve análise de processos, arrecadação,relatórios, etc – e a partir desta segunda-feira (29), aumentam a dose para três dias. Regulamentação A informação é do vice-presidente do Sindifisco Nacional,Marcos José de Souza Neto, que explica que a

Leia Mais

Humorista alemã grava vídeo cheio de humor sobre Manaus (ver vídeo)

Lea Maria vai se apresentar nesta noite, no Teatro Manauara Ela faz parte da leva de comediantes gringos que invadiu o país No TikTok, ela acumula 2,1 milhões de seguidores, e suas publicações já foram curtidas mais de 37 milhões de vezes. Ela é Lea Maria, uma comediante alemã que desde 2021 vem chamando atenção dos internautas brasileiros com seus vídeos bem humorados e falados em português com um sotaque alemão bem pesado. Lea tem percorrido o país inteiro com seu show “Lea Maria, Alemã de cria” e finalmente chegou a Manaus, onde, neste domingo (28), se apresenta no Teatro

Leia Mais

David Almeida sanciona Plano Municipal de Cultura, hoje, na Ponta Negra

Evento terá música, teatro e malabarismo em programação multicultural Cerimônia será realizada na Casa de Praia Zezinho Corrêa O prefeito de Manaus, David Almeida, vai sancionar neste domingo (28),em uma cerimônia cultural e criativa, o Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento jurídico que reúne um conjunto de diretrizes, estratégias e metas que vai orientar o poder público na formulação de políticas culturais pelos próximos 10 anos. Esse plano abre portas para recursos e investimentos na área cultural, estimulando cada vez mais a economia do segmento. Multicultural A cerimônia de sanção do PMC acontecerá às 18h, na Casa de Praia Zezinho

Leia Mais