Prefeitura reforça interdição da praia da Ponta Negra
Banhos continuam proibidos, mas faixa de areia está liberada
Nesta sexta-feira (13), a cota do rio Negro está na marcou 13,91 metros acima do nível do mar, ou seja, apenas 28 centímetros a mais que a seca recorde do ano de 2010, quando foram registrados 13,63m.
Em função do aumento dos riscos a Prefeitura de Manaus reforçou a interdição da Praia da Ponta Negra e a proibição do banho, que está em vigor desde o dia 2 de outubro.
Cercada
Na última segunda-feira (9), a praia recebeu uma tela cerquite para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas, com sinalização, tendo 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão. Essa limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.
Trinta placas informativas, em destaque vermelho, sobre a proibição de uso da praia para o banho estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.
A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.
Segurança
Os corpos permanentes de segurança, incluindo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.