PRIMEIRA MÃO

Reunião de emergência em Brasília sobre o Amazonas

Governador Wilson Lima, ministro Geraldo Alckmin e prefeito David Almeida se reúnem nesta quarta, em Brasília (Foto: Divulgação)

Amazonas perdeu quase “um Distrito Federal” em quantidade de água

Emergência alcança 95% dos municípios do Estado

A estranha geografia de um deputado eleito no Amazonas

Roberto Cidade anuncia Audiência Pública em Roraima em defesa da BR-319

Uma riqueza incalculável do Amazonas está sob ameaça

Feirão da Suframa tem produtos mais baratos

Ministros do STF podem definir hoje em quanto ficará a cota de alunos da UEA

Hoje tem de balé gratuito, no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

A emergência do Amazonas

A forte seca no Amazonas vai ser pauta de reunião, nesta quarta-feira (18), entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, governador Wilson Lima, prefeito David Almeida e a bancada federal. A reunião acontece no Palácio do Planalto e vai mostrar o que foi feito pelo governo federal para enfrentar a situação e o que será feito nos próximos dias.

Redução

O projeto MabBiomas, que mapeia a ocupação do solo no Brasil, apontou que – até setembro – o Amazonas já havia perdido uma área de superfície de água de 530 a 630 mil hectares, próximo ao tamanho do Distrito Federal. Isso porque ainda não foram apresentados os números de outubro. O levantamento foi feito a partir de imagens de satélite.

Situação de Emergência

A Defesa Civil do Amazonas informou que desde ontem 95% dos municípios do Estado estão em situação de emergência, em razão da estiagem extrema deste ano. Esse é o pior momento desde agosto. Apenas dois municípios estão em situação “normal” e um em “alerta” e outros 59 em grave risco.
A seca já atinge pelo menos 138 mil famílias, aproximadamente 557 mil pessoas.

Geografia do deputado

Em ataque à ministra Marina Silva e na defesa da BR-319, o deputado João Luiz (Republicanos) disse que a rodovia, que liga Manaus a Porto Velho, tira Manaus e o Amazonas do isolamento. Mas também citou nesse contexto o município de Maués. Só não explicou como fazer a mixagem de Maués, no médio Amazonas, como a outra extremidade do Estado, já que a BR percorre um caminho oposto. João Luiz é pastor da Universal do Reino de Deus e nasceu no estado do Rio de Janeiro.

Assembleias se unem pela BR-319

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, anunciou a realização de uma Audiência Pública conjunta com a Assembleia Legislativa de Roraima. Na pauta: defesa da BR-319. A reunião acontecerá nos próximos dias.

Uma riqueza ameaçada

Numa área de 130 mil metros quadrados, um importante herbário (espécie de biblioteca vegetal) criado em 1954 em Manaus com uma coleção de 300 mil espécies de plantas e fungos, além de outros, está ameaçada. Trata-se do campus do INPA, no bairro do Aleixo. É uma fonte formidável de consulta para especialistas, mas tudo pode ser perdido em face das condições atuais, onde um incêndio pode acabar com tudo, diante da situação precária em que se encontra. Esse cenário é contado em artigo dos empresários Horácio Lafer Silva, Pedro Passos e Pedro Wongtschowski, publicado no jornal O Globo. (Anexo ao final da coluna).

Feirão com preços menores

Na Feira Agropecuária da Suframa, que termina nesta quarta-feira (18), na sede da autarquia, os produtores rurais estão vendendo seus produtos a preços bem mais competitivos que os do comércio. Vale uma pesquisada. O evento é gratuito.

STF decide sobre a UEA

O Supremo Tribunal Federal marcou para esta quarta-feira (18) a sessão de votação sobre a reserva de vagas para a UEA, destina a estudantes que moram no Estado, oriundos de escolas públicas. O relator, ministro Ricardo Lewandowski sugeriu 50%.

Balé folclórico

Quem perdeu a edição de terça, pode ir hoje ao Teatro Amazonas para a segunda rodada do com o espetáculo “Lendas” do Balé Folclórico do Amazonas. A apresentação começa às 20h, com entrada gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *