Repúdio nacional e internacional ao vandalismo em Brasília

Políticos do Amazonas, do Brasil e do mundo condenam atos terroristas

OAB nacional divulga nota e cobra pacificação do país

A reação aos atos de vandalismo e terrorismo praticados por bolsonaristas em Brasília neste domingo (8) foi de repúdio por parte de agentes públicos em todo o mundo. Confira algumas opiniões, do Amazonas, do Brasil e do mundo.

Governador Wilson Lima

Senador Omar Aziz

O senador Eduardo Braga divulgou nota em nome da bancada do MDB no Senado, repudiando os atos e destacou: “não há lugar para vandalismo nem para radicalismo político numa democracia. O Brasil e os brasileiros são os grandes prejudicados pela irresponsabilidade de grupos extremistas. A punição pelos atos terroristas cometidos no dia de hoje tem que ser rigorosa”, completou.
O deputado federal Saullo Vianna, que ainda nem tomou posse no cargo, se manifestou em seu Twitter classificando os atos como desrespeito ao Congresso Nacional e à democracia, assim como o deputado federal Sidney Leite cobrou a punição aos autores dos atos de vandalismo.

A Ordem dos Advogados do Brasil também divulgou nota em que classifica como “inaceitável” a invasão dos prédios dos três poderes por golpistas neste domingo (8). “Tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil”, diz a nota da entidade.

Internacionais

Diversos presidentes também se manifestaram contra os atos criminosos, como:

Alberto Fernández, presidente da Argentina
“A democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto popular”, disse ele.

Emmanuel Macron, presidente da França
“A vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada! O presidente Lula pode contar com o apoio inabalável da França.”

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA
“Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje. Usar a violência é sempre inaceitável. Nós nos juntamos a Lula para pedir o fim imediato dessas ações.”

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México
“Condenável e antidemocrática a tentativa de golpe dos conservadores no Brasil incentivados pelas lideranças do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos. Lula não está sozinho, tem o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *