Primeira avaliação considerou “positiva” a estrutura da capital
Projeto visa soluções em mobilidade urbana, com foco em questões de classe, raça e gênero
Em visita realizada em vários equipamentos do sistema de transporte urbano de Manaus, os representantes do programa AcessoCidades vinculado à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), consideraram “positivo” o sistema de transporte público da capital amazonense.
A especialista em Mobilidade Urbana da FNP, Tainá Bittencourt, definiu Manaus como “uma cidade diferente de todas as outras capitais por estar no meio da floresta”. Segundo ela, “o sistema de transporte público está me surpreendendo muito positivamente por ser muito organizado”.
Estrutura
Para o coordenador do projeto AcessoCidades, Cesar Medeiros, o sistema de transporte está bem estruturado. “Achei bem interessante a forma como os terminais estão estruturados assim como as estações. As novas instalações estão com acessibilidade, fiquei com boa impressão quantos aos projetos que a equipe do IMMU está planejando para colocar em prática”, frisou.
Visitação
Os representantes visitaram os Terminais de Integração, Estações de Transferência e ainda conheceram os principais corredores viários de Manaus. Acompanhados da equipe técnica do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os representantes registraram com fotos e tiraram dúvidas sobre o sistema de mobilidade de Manaus.
A equipe passou pelos Terminais da Constantino Nery (T1), Cachoeirinha (T2), Cidade Nova (T3), Jorge Teixeira (T4) e ainda no Terminal de Integração do São José (T5). No trajeto, os representantes e os técnicos do IMMU passaram pelas principais avenidas da cidade como Constantino Nery, Max Teixeira, Autaz Mirim, Cosme Ferreira, André Araújo, dentre outras.
O projeto
As visitas fazem parte do evento de discussão de mobilidade urbana que está acontecendo no Casarão de Inovação Cassina, no Centro da cidade, com objetivo de discutir e desenvolver soluções em mobilidade urbana, com foco em questões de classe, raça e gênero.
O projeto AcessoCidades é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apoiada pela União Europeia, em parceria com a Conferederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália).