fbpx

Reino Unido vai doar R$ 500 milhões ao Fundo Amazônia

Lula falou sobre relações comerciais, meio ambiente e paz no mundo

Ele acompanhou a coroação de Charles III, como rei da Inglaterra

Brasília (ÚNICO) – O Fundo Amazônia – recursos com os quais o governo brasileiro financia ações de combate ao desmatamento e de promoção da sustentabilidade na região vai receber R$ 500 milhões do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). A garantia foi dada ao presidente Lula, em Londres, pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, nesta sexta-feira (5), à noite. O premiê afirmou que a entrada do Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no tema da preservação ambiental.


O presidente está na capital britânica onde acompanhou a cerimônia de coroação do rei Charles III, neste sábado (6), na Abadia de Westminster e ainda hoje participa de uma recepção no Palácio de Buckingham, oferecido pelo rei.

Relações comerciais

Em publicação nas redes sociais, o presidente escreveu que foi “uma boa conversa” sobre as relações comerciais entre os dois países, a proteção do meio ambiente e a paz no mundo. No início do encontro, em conversa aberta aos jornalistas, Lula reafirmou os compromissos do Brasil com a questão climática e o combate ao desmatamento e disse que todos precisam cumprir os acordos internacionais firmados no âmbito das Nações Unidas.


“Os países mais pobres precisam efetivamente receber ajuda para manter a floresta em pé e o clima que a sociedade precisa”, disse sobre o financiamento prometido por países ricos nas negociações internacionais.


Lula agradeceu ao premiê britânico pelo aporte ao Fundo Amazônia e afirmou que este é o momento de “tentar restabelecer uma normalidade” nas relações entre o Brasil e o Reino Unido. Para o presidente, há “possibilidades enormes” de aumento das trocas comerciais entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *