fbpx
transferir

Coluna:

Por: Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Reciclagem do Plástico

Plástico

No texto publicado no dia 10 de dezembro de 2022, apresentamos a Nova Economia do Plástico, que surge como uma proposta já muito bem implementada nos países desenvolvidos, mas que deve demorar um bom tempo para alcançar as economias emergentes como o Brasil.

Passados doze anos após entrar em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a geração de resíduos no Brasil teve um aumento de 19%, chegando a 80 milhões de toneladas/ ano e o volume de reciclagem destes materiais segue no patamar inferior a 4% na média nacional (Abrelpe).

O aumento da geração de resíduos seguido pelos baixos índices de reciclagem configuram-se como relevantes desafios para a sociedade e para a gestão pública e deixam evidente a necessidade de estimular cada vez mais o reaproveitamento de resíduos.

Em relação à Reciclagem do Plástico, a realidade brasileira ainda se limita à olhar para o resíduo plástico como fonte de divisa e geração de emprego e renda para a indústria de transformação.

O país que mais recicla no mundo é a Alemanha, com mais de 60% dos resíduos sólidos reciclados. Em seguida, vem a Coréia do Sul com 59%, Áustria e Eslovênia com 58% e a Bélgica com 55% (Recicla Sampa).

Os números da reciclagem do plástico no Brasil são os seguintes: em 2018 foram 22%, em 2019 chegamos ao patamar de 24% e os números mais recentes de 2020 registram 23% das embalagens plásticas inseridas na economia circular e disponíveis para se transformarem em outros produtos.

No Brasil, a reciclagem do plástico é a quarta atividade que mais gera emprego e renda na indústria da transformação e está sendo objeto do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), que constitui numa iniciativa criada pela ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria de Plástico e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

De acordo com a ABIPLAST, por meio de uma série de programas direcionados aos interesses do setor, o PICPlast fomentará a competitividade e produtividade da transformação de plástico no Brasil, promoverá investimentos que visam estimular as exportações de produtos transformados, incentivará a inovação e a qualificação profissional, além de proporcionar um desenvolvimento de gestão empresarial.

Além disso, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – PICPlast também direciona esforços para a promoção das vantagens do plástico, evidenciando a versatilidade e os benefícios desse importante material. As ações do PICPlast estão alicerçadas em três pilares: exportação de transformados, competitividade e inovação e vantagens do plástico.

Ademais, do total de resíduos reciclados, 1070 mil toneladas referem-se aos utensílios de uso único (embalagens rígidas e flexíveis) e demais descartáveis correspondendo a 67,4% do montante reciclado em 2021.

De acordo com a MaxiQuim (empresa de avaliação de negócios na indústria química com foco em análise de mercados e competitividade), 1,5 milhão de toneladas de resíduo plástico chegaram às recicladoras por meio dos sucateiros (27%), beneficiadores (21%), empresas de gestão de resíduos (11%) e cooperativas (10%), entre outros.

O cenário descrito também pode ser observado pela ótica da oportunidade no que tange à geração de emprego e renda. Uma vez que, quanto maior a demanda por reciclagem de resíduos mais oportunidades de empregos no setor.

Nos últimos doze anos registou-se um aumento de 17% no total de empregos diretos no setor, com geração de mais de 48.000 postos de trabalho gerados em todas as regiões brasileiras, mas ainda temos muito a avançar.

Por fim, o tema aqui abordado merece muita atenção não somente em relação à abordagem econômica e social através da geração de emprego e renda, mas também quando se avalia a perspectiva ambiental e preservacionista.

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO

Qual sua Opinião?

Confira Também

Omar Aziz defende mais rigor para casos como o das Lojas Americanas

Para o senador, o rombo de R$ 48 bilhões pode apontar para outros casos semelhantes Empresa que fez a auditoria não compareceu para prestar depoimento Brasília – Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para obter informações sobre a dívida no balanço das Lojas Americanas, o líder da bancada federal do Amazonas no Congresso, Omar Aziz (PSD-AM), defendeu que o Senado precisa ser mais rigoroso para evitar casos semelhantes no futuro. A comissão atualmente apura indícios de fraude em uma auditoria realizada por consultoria independente, que teria ‘maquiado’ um rombo de R$ 48 bilhões nas finanças da rede

Leia Mais

Bolsonaro chega ao Brasil na próxima quinta-feira

PL pede ao Ministério da Justiça reforço no policiamento do aeroporto de Brasília Caravanas bolsonaristas se mobilizam para receber ex-presidente Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Com a confirmação do retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil previsto para a próxima quinta-feira (30), o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente, solicitou ao governo federal e também do Distrito Federal (GDF) reforço no policiamento na área do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Bolsonaro desembarca no país vindo dos Estados Unidos por volta das 7h30 da manhã. Mobilização de apoiadores Apoiadores e bolsonaristas estão se mobilizando nas redes sociais para receber o ex-presidente com festa

Leia Mais

Festival Amazonas de Ópera ganha capa de revista nacional de música clássica

A publicação “Concerto” conta a trajetória do festival que já é o maior da América Latina A temporada 2023 terá quatro óperas já confirmadas para o mês de maio A cultura do Amazonas ganhou as páginas do mês de abril da revista “Concerto”, publicação nacional especializada em música clássica. O destaque foi para o 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que será realizado do dia 21 de abril a 28 de maio. A matéria ocupa três páginas da publicação e ainda a capa e narra a trajetória do festival que se tornou o maior do gênero da América Latina.A publicação

Leia Mais