PRIMEIRA MÃO

Quem vai comandar o novo PTB no Amazonas

Congresso Nacional: PTB quer voltar para cenário principal (Foto: Divulgação)

Roberto Cidade quer Eduardo Gomes pronto para demandas

Confira os 10 destaques da Assembleia Legislativa do Amazonas 2023

Casamento coletivo LGBTQIAPN+

Rafael Barbosa assume comando na Defensoria Pública

Desmatamento na Amazônia é o menor desde 2015

Parada Natalina nas ruas de Manaus

Hoje tem três espetáculos gratuitos de Natal

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O novo PTB está a caminho

Há um movimento nacional para que o histórico Partido Trabalhista Brasileiro volte ao palco principal da política brasileira, longe da influência do ex-deputado Roberto Jefferson. No Amazonas, há conversas em andamento. A corrida é para que o partido tenha condições de estar presente nas eleições municipais do próximo ano.

Fusão de partidos

Em novembro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a fusão entre PTB e Patriota, criando o PRD (Partido da Renovação Democrática). Os partidos não alcançaram o desempenho necessário nas urnas e não teriam direito a fundo eleitoral e propaganda eleitoral gratuita. A fusão foi uma alternativa. Agora o PTB está renascendo e mais à esquerda.

Roberto Cidade cobra agilidade no Eduardo Gomes

O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade, cobrou que a administração do aeroporto de Manaus faça uma ação imediata para organizar a operação neste final de ano. O cancelamento frequente de voos, segundo observa, prejudica os passageiros e agrava o isolamento na região.

Condições meteorológicas

Ao ÚNICO, o Aeroporto de Manaus enviou nota informando que “os cancelamentos de voos desta sexta-feira (8) ocorreram em decorrência de condições meteorológicas adversas da madrugada. Cinco voos foram cancelados pelas companhias aéreas”.

Prêmio Destaques 2023 na Assembleia

Um grupo de leitores do ÚNICO sugeriu e nós topamos. Eles escolheram os destaques da Assembleia Legislativa do Amazonas 2023. Confira essa seleção bem humorada:

  1. A bela e mais elegante do plenário: Mayra Dias;
  2. ⁠Mais presentes: Mayra Dias, Dan Câmara e Cabo Maciel;
  3. ⁠O melhor orador: Dan Câmara;
  4. ⁠Troféu Miss Simpatia: Carlinhos Bessa;
  5. ⁠Troféu Miss Antipatia: empate entre Sinésio Campos e Joana Darc;
  6. ⁠Troféu Índia Guerreira: Alessandra Campelo;
  7. ⁠Troféu Sem Noção (onde é que eu estou): Débora Menezes;
  8. ⁠Troféu Amigo do Governo: João Luiz;
  9. ⁠Troféu Não Digo Nada: Wanderley Monteiro (e não disse mesmo);
  10. ⁠Troféu Novos Talentos: Dan Câmara e Rozenha;
  11. Troféu Ranzinza: Wilker Barreto;
  12. Troféu Bisonho: Daniel Almeida

Casamento coletivo

Na manhã de sexta-feira (8), 23 casais LGBTQIAPN+ oficializaram união em Cerimônia de Casamento Civil Coletivo realizada na sede da OAB-AM em evento apoiado pela Corregedoria-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

Casais homoafetivos oficializaram seus casamentos (Foto: TJAM)

Rafael Barbosa na Defensoria

O defensor público Rafael Barbosa vai comandar a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no biênio 2024-2026. Mais votado na eleição interna da instituição, ele foi escolhido pelo governador Wilson Lima.

Desmatamento em queda

O sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou que o desmatamento na Amazônia caiu em novembro ao seu menor índice para esse mês desde que os registros começaram a ser coletados, em 2015. A derrubada da vegetação somou 201,1 km² em novembro, uma queda de 64% frente aos 554,66 km² registrados no mesmo mês de 2022, o menor índice da série histórica.

Parada natalina

A partir das 10h deste sábado as ruas do centro de Manaus vão receber a passagem da Parada Natalina, um desfile de personagens, músicas e apresentações circenses. O cortejo começa no Casarão Cassina e termina na antiga cadeia pública, passando pela Eduardo Ribeiro, 10 de julho, Getúlio Vargas e 7 de Setembro. O trânsito vai ficar complicado.

Espetáculos de Natal

No Largo de São Sebastião, a partir das 18h, artistas circenses se apresentam no Mundo Encantado do Natal; no Teatro Amazonas, o Corpo de Dança do Amazonas apresenta o espetáculo “Solatium”. No Teatro da Instalação, às 19h, o espetáculo “12 Dias de Natal” mostra as aventuras dos 3 Reis Magos. Todos os shows tem acesso livre.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *