PRIMEIRA MÃO

Quem serão os candidatos a vice-prefeito na disputa em Manaus?

David Almeida é candidato natural à reeleição na corrida eleitoral de 2024 (Foto: Divulgação/Semcom)

Ex-deputado Belarmino Lins Lins de olho na prefeitura

Omar quer Polícia Hidroviária nos rios do Amazonas

Desmatamento é negócio dos mais lucrativos, diz diretor do Ibama

Bolsonaro fechou os olhos para desmatamento de florestas

Vereadores do interior revelam riscos à população pela falta das pontes da BR-319

Wilson Lima anuncia convocação de 299 aprovados em concurso da Seduc

Falta de internet prejudica julgamento no caso Bruno e Dom

Corpo de Dança faz espetaculo gratuito hoje, no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Nomes para vice prefeito

As movimentações de possíveis pré-candidatos a prefeito de Manaus estão a pleno vapor. O prefeito David é candidato à reeleição e o PL, de Alfredo Nascimento, anunciou que terá candidato próprio. Outros partidos estão se movimentando rápido e agora, começa também a busca pelo vice ideal. Alguém que possa agregar votos mas que se mantenha de forma disciplinada numa posição conciliadora. Alguém que não crie problemas. A temporada para a função está aberta!

Belão candidato a prefeito

Viraliza nos grupos “Amigos Fonteboenses” e “Opinião Fonteboense”, do Whatsapp, uma onda de postagens focando a pré-candidatura do ex-deputado estadual Belarmino Lins (PP) à Prefeitura de Fonte Boa nas eleições municipais do próximo ano. Aos 77 anos, detentor de oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Amazonas, Belão, conforme os internautas, anda animado com as especulações.

Polícia nos rios do Amazonas

O senador Omar Aziz (PSD) apresentou projeto para criação da Polícia Hidroviária Federal, a fim de garantir a segurança de dois milhões de pessoas que navegam regularmente a cada ano pelos rios do Amazonas e que sofrem, cada vez mais, ataques dos chamados “piratas de rio”. Omar terá encontro com o Ministro da Justiça, Flávio Dino, para tratar do assunto.

Desmatamento rende milhões

O advogado e biólogo Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, explica que o desmatamento na Amazônia é um negócio bilionário e precisa ser combatido de forma urgente. “‘Dá muito dinheiro destruir a natureza; a terra dobra de valor depois que é desmatada. Se for comprar terra no Mato Grosso ou no Pará, com floresta tem um preço, desmatada é duas vezes mais caro. Virou um grande negócio”, disse.

Governo Bolsonaro desmontou o Ibama

Rodrigo Agostinho declarou que ao assumir o Ibama deparou com um escândalo: 130 mil multas em adiantado processo de prescrição, somando R$ 18 bilhões. “É impunidade pura”, desabafou, denunciando o esvaziamento do Ibama, que possuía 2.000 fiscais antes de 2019 e hoje conta com apenas 300 agentes em todo o país.

Falta de pontes preocupa

Vereadores de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Nova Olinda do Norte e Manaquiri apresentaram aos deputados estaduais, na Aleam, um raio-x sobre os prejuízos que a falta das pontes sobre o rio Curuçá e Autaz-Mirim, que desabaram no ano passado, causam à população desses municípios. O principal deles é o no tratamento de saúde. Pacientes renais que precisam de hemodiálise, por exemplo, correm risco de morte. Além disso, a travessia de balsa não está funcionando, afirmaram: num dia o empurrador não funciona, no outro não há diesel para funcionamento e agora passaram a cobrar o serviço que era gratuito.

Seduc convoca concursados

O governador Wilson Lima anunciou ontem a convocação de 299 aprovados no concurso da Secretaria de Educação (Seduc), de 2018/19. A lista dos aprovados está disponível em www.seduc.am.gov.br.

Falta de internet atrapalha julgamento

A instabilidade no sinal da internet, dificultou o primeiro dia do julgamento dos quatro acusados de matar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips. Três dos réus que estão em penitenciárias federais no Paraná e em Mato Grosso do Sul iriam ser ouvidos ontem, mas a falta de internet não permitiu. Apenas uma testemunha foi ouvida, quando o julgamento previa pelo menos cinco.

Dança no Teatro

O Corpo de Dança do Amazonas apresenta nesta terça-feira (21), às 20h, o espetáculo “Rio Voadores”, com entrada gratuita. O musical ressalta a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *