fbpx

Quantas vidas você já viu paradas no sinal ?

No último dia 15 (quinze) de fevereiro a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assintética Social e Cidadania – SEMASC, realizou o Lançamento da Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infanto Juvenil, realizada no primeiro momento em solenidade no Auditório da Prefeitura, com a presença de autoridades, membros do judiciário, servidores públicos, organizações da sociedade civil e comunidade. No fim da tarde a campanha levou centenas de servidores, colaboradores, e simpatizantes da causa às ruas de Manaus em um ato de sensibilização de pedestres, usuários do transporte coletivo e condutores de veículos, que se estendeu até o dia 18 de fevereiro. A mensagem é dita em uma só voz; “O Trocado que você dá financia a exploração do trabalho infanto-juvenil”.

A campanha é motivada pelo crescimento exponencial do número de crianças e adolescentes junto de seus pais ou sozinhos pedindo dinheiro e/ou fazendo malabares nas sinaleiras das principais vias de Manaus. Mendicância não configura crime quando cometida por um adulto responsável de si. Mas expor os pequenos â situações de risco extremo, com questões que vão desde a saúde, alimentar, educação e lazer, à violação da integridade física e emocional, isso é intolerável e provocou a intervenção dos poderes a fim de resguardar os direitos dessas crianças.
Os serviços de abordagem e acompanhamento verificaram que pelo menos cinquenta por cento dessas famílias já são atendidas pela rede de Assistência e inclusive estão inseridas em programas sociais de transferência de renda. Mas ao perceberem a mendicância das crianças como algo rentável, considerando a estimativa de que um adulto tendo consigo uma criança, arrecada até três vezes mais que um adulto sozinho em um dia como pedinte nas ruas, essas pessoas tem enviado deliberadamente os menores sob sua responsabilidade, para esses ambientes hostis.
Culturalmente aprendemos sobre doar, ajudar os necessitados e desamparados. Dar esmolas é histórico e até biblicamente um ato de bom grado para com os desfavorecidos. No entanto é necessário refletirmos no tempo em que vivemos. Lutamos incansavelmente para construir um estado de direito e braços fortes, capazes de abrigar e proteger seus cidadãos. Após tempos de lutas, discussões deliberações, temos hoje uma política de assistência constituída, tendo sob seu bojo programas de amparo e transferência de renda tais como: Bolsa família/Auxilio Brasil, BPC, dentre outros. Bem como acolhimento e acompanhamento dos Centros de Referência em Assistência Social e Especializados – CRAS e CREAS, Não podemos ignorar esses programas e serviços ao vermos crianças indefesas em situação de mendicância.

É preciso refletir se um trocado vai mudar uma vida. Ou ao entregar uma moeda a uma criança você está contribuindo para um ciclo vicioso. Quantos meninos e meninas estão parados nos sinais, se esgueirando por entre os carros, no calor escaldante do verão manauara, ou nos dias de chuva, queimando sua pele juvenil e vendo morrer seus sonhos de criança, de estudar, de brincar, de sorrir. Por uma moeda qualquer é trocada a chance de um futuro ou ao menos um momento de paz.
Vale mesmo tudo isso aquela moeda esquecida no porta luvas do carro? O troco que não compra mais nem mesmo um pastel? Será que quando a noite cai um desses pequenos se perde? Já alguma menina foi assediada por um olhar maldoso e não teve quem a defendesse? Será que tocaram algum garotinho assustado nas ruas da minha bela Manaus? Enquanto procura aquela moeda, a menor delas, não sente teu coração arder pelo desejo de fazer algo mais?

É preciso entregar esperança. Doar humanidade. Distribuir oportunidade. Ligue e denuncie: 0800-09201407 ou 100. A SEMASC se prepara para uma nova fase dessa campanha. Faça parte você também. Seja agente de transformação.

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *