transferir
Mineração Sustentável é possível?

Por: Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Qualificação Empreendedora

No dia cinco de outubro comemora-se o Dia do Empreendedor, mas não é somente esta data que merece ser celebrada pelos brasileiros. De acordo com a última pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021, antes, ocupávamos a 13ª posição, agora estamos na 7ª colocação no ranking do empreendedorismo numa escala de 50 países.

Nos últimos anos, o número de negócios com mais de 3,5 anos aumentou no país, segundo o estudo, o que demonstra que parte dos brasileiros que empreenderam por qualquer motivo durante a pandemia conseguiram sobreviver e até ampliaram o seu negócio.

A pesquisa GEM, realizada no Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), é considerada a mais relevante acerca do empreendedorismo no mundo. Em relação aos números brasileiros, a Taxa de Empreendedores Estabelecidos teve um incremento de 1,2 pontos percentuais e passou de 8,7% da população adulta em 2020 para 9,9% em 2021.

Um dos destaques da pesquisa versa sobre o aumento da escolaridade dos empreendedores iniciais. Os números apresentados apontam que 28,5% deles apresentam formação superior completa e 47,1% do universo pesquisado possuíam no mínimo o ensino médio completo.

Trata-se de uma informação relevante pois quanto mais escolarizado o empreendedor, mais está propenso a empreender por oportunidade e apto a realizar um planejamento, o que reflete na elevação da taxa de sucesso do empreendimento.

Segundo a Endeavor Brasil o fortalecimento do empreendedorismo expôs alguns problemas e fragilidades que vão deste o déficit educacional focado na falta de qualificação nas áreas de gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração de negócios.

Para o SEBRAE, o primeiro passo é compreender em que aspecto o empresário necessita de capacitação e quais são suas principais fragilidades. Caso a necessidade seja de melhorar o networking, aconselha-se buscar construir uma rede de relacionamento e seguir uma agenda de eventos presenciais e capacitações.

Sabemos que cada negócio é único e que não existe uma fórmula mágica ou caixa pronta, o que temos como absoluta convicção é que para alcançar o sucesso no empreendedorismo faz-se imprescindível e necessária a busca permanente pela qualificação empreendedora. O que mais temos certeza é que o conhecimento é fundamental para qualquer empreendimento.

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO


Qual sua Opinião?

Confira Também