fbpx

Quais as cidades do Amazonas onde os homens matam mais mulheres

Políticos celebram nomeação do primeiro Cardeal da Amazônia

Deputado destina recursos para a Universidade Federal do Amazonas

Elon Musk prepara instalação de estações de satélite em Manaus e São Gabriel

Prefeito decreta luto de sete dias em Apuí

Fiocruz alerta para aumento de síndromes respiratórias em todo o país

Vacinação contra Covid-19 terá 51 pontos ativos nesta semana

Tribunal de Contas apresenta painéis com especialistas ambientais internacionais nesta segunda

Amazonas terá de qualificar mais de 100 mil trabalhadores para a indústria até 2025

Empresa de materiais elétricos da ZFM faz planos para exportações

Fábrica de motos elétricas se prepara para produzir 2 mil motos por mês na ZFM

CPI da Energia entrega nesta segunda o relatório final

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Violência contra mulher no Amazonas

Manaus, Coari, Eirunepé, Boca do Acre, Iranduba, Borba, Fonte Boa, Novo Aripuanã e Tapauá são as nove cidades do Amazonas onde homens matam mais mulheres, conforme estudo desenvolvido pela professora doutora e mestre em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, Flávia Melo. O estudo está publicado no Atlas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Amazonas que considerou os dados alarmantes. Veja a matéria completa no link https://portalunico.com/nove-cidades-do-amazonas-onde-os-homens-matam-mais-mulheres/.

Novo cardeal

Políticos de todas as matizes, comemoraram a nomeação de Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, pelo Papa Francisco. O prefeito David Almeida (Avante), o governador Wilson Lima (União Brasil), o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), o presidente da Assembleia Roberto Cidade (União Brasil), deputado Saullo Vianna, o vereador Marcelo Serafim (PSB), o pré-candidato Amazonino Mendes (Cidadania), senadores Eduardo Braga e Omar Aziz e o pré-candidato ao Senado, Arthur Neto (PSDB), foram alguns dos que destacaram o fato nas redes sociais.

Dinheiro para a UFAM

O ICHL, rebatizado como Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, por meio do seu Conselho Departamental sob direção da professora Iraíldes Caldas Torres, comunicou aos chefes do departamento da Unidade que no próximo ano o deputado José Ricardo (PT) vai destinar R$ 2 milhões das suas emendas parlamentares para serem aplicados nas obras de revitalização do resistente ICHL para enfrentamento de novos combates acadêmicos articulados com as lutas sociais.

Elon Musk vem aí

Dentro de aproximadamente dois meses os projetos do bilionário Elon Musk para a Amazônia começam a sair do papel com a instalação de duas estações de satélites em Manaus e em São Gabriel da Cachoeira. A informação é do ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgada ontem pela revista Veja. Ainda segundo Faria, o dono da Space X, Starlink e Tesla vai voltar ao Brasil “em breve” para entra na floresta e conhecer pessoalmente onde está se metendo.

Luto em Apuí

O prefeito de Apuí, Marcos Lise, declarou luto oficial de sete dias no município, pela morte de seu vice-prefeito, Ocimar Moreira. Ele tinha câncer de estômago e passou muitos anos em luta contra a doença, vindo a falecer neste domingo (29).

Síndromes respiratórias

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está alertando repetidamente para o aumento recente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as regiões do país, associado ao aumento de casos de Covid-19. Segundo estudo desenvolvido pela entidade, o Amazonas está entre os 18 estados onde foi registrado crescimento, na tendência de longo prazo. Quanto às capitais, 20 das 27 unidades têm indícios de crescimento na tendência de longo prazo e, entre elas, Manaus.

Vacinação hoje

De hoje até a próxima sexta-feira (3), Manaus terá 51 pontos de vacinação contra a Covid-19, com oferecimento da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina que estão disponíveis para todas as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e as demais pessoas a partir dos 18 anos. A lista com os endereços das salas de vacina contra a Covid-19 pode ser consultada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

TCE debate desenvolvimento sustentável

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) vai sediar, nesta segunda-feira (30), em parceria como a Universidade Alves Faria (UniAlfa), o 1º Painel Internacional “Direito ao desenvolvimento sustentável e a importância da Amazônia no mundo globalizado”, com a participação virtual do palestrante espanhol da Universidad de Valladolid, professor Javier Garcia Medina e o coordenador de doutorado da UniAlfa, professor Lauro Ishikawa. O evento acontecerá a partir das 10h, no auditório da Corte de Contas amazonense e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Tribunal.

Qualificação industrial

O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, está apontando que o Amazonas precisa qualificar 114 mil pessoas para trabalhar no segmento industrial, até 2025, sendo 19,3 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e mais de 94 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. O presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) aponta que o mercado de trabalho passa por uma transformação, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva e exige novos conhecimentos de seus trabalhadores. “Cada vez mais, o Brasil precisará investir em aperfeiçoamento e requalificação para que os profissionais estejam atualizados”, confirmou ele.

Steck quer exportar

A fabricante de materiais elétricos Steck da Amazônia, instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está driblando a retração do mercado nacional com a possibilidade de exportar para outros países da América Latina as mercadorias produzidas em suas unidades de Manaus e de Guararema (SP).

Voltz começa a produzir

A possibilidade de economizar quase 95% dos gastos com combustíveis fósseis, por meio da aquisição de uma moto elétrica, está levando o motociclista brasileiro a uma longa fila de espera, mesmo com o preço salgado do veiculo. A informação é da Voltz que, instalada na Zona Franca de Manaus, quer iniciar a produção no PIM já nos próximos dias. A empresa planeja produzir, com montagem em dois turnos por dia, 2 mil motos ao mês.

CPI da Energia

O relator da CPI da Energia, deputado Carlinhos Bessa (PV) vai entregar ao presidente – e à sociedade – o relatório final das investigações feitas ao longo de mais de sete meses, sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa Amazonas Energia. A leitura e aprovação do relatório final está prevista para as 1-h, no Auditório Cônego de Azevedo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.