Proteja seus pets dos fogos de artifício

Veja as dicas para acalmar seu animalzinho de estimação

Vale conforto, abafador de ruídos, música suave e até veterinário

No ano novo, é comum as pessoas celebrarem o momento com fogos de artifício. No entanto, para os amigos de quatro patas, os pets, esse espetáculo de luz e som pode ser uma fonte de estresse e ansiedade. Protegê-los desse barulho é essencial para garantir seu bem-estar durante a festividade.

A veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária do Uninassau, de Recife, Amanda de Deus, aponta que é importante criar um ambiente seguro em casa.

Coloque o animal em local confortável

“Identifique um local confortável, preferencialmente longe das janelas. Coloque brinquedos, cobertores e objetos familiares nesse espaço para proporcionar segurança e familiaridade ao animal”, explica ela.

Produto específicos

A utilização de produtos específicos, como protetores auriculares para pets, pode ser essencial. Esses dispositivos ajudam a abafar o som dos fogos. Testar esses itens com antecedência também é recomendado para garantir que o animal se sinta confortável com eles.

Treinamento dos pets

Outra dica é treinar o pet gradualmente para lidar com o som, o expondo a gravações em volume baixo e recompensando comportamentos calmos. Isso ajuda a dessensibilizar o animal e a associar os ruídos a experiências positivas.

“Caso seu pet apresente um nível elevado de ansiedade, consulte um veterinário. Em alguns casos, pode ser necessário considerar o uso de medicamentos prescritos para acalmar o animal durante os fogos de artifício”, conclui Amanda de Deus.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *