fbpx

Projeto de lei fixa o 12 de março como o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

Proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para análise no Senado

No Amazonas foram registradas mais de 14 mil mortes pela doença

Brasília (ÚNICO) – Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional quer fixar a data de 12 de março como o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora segue para análise no Senado.
Se transformada em lei, a data vai lembrar a memória das mais de 600 mil vítimas da pandemia no país, nos últimos 3 anos. No Amazonas, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), foram registrados até a última quarta-feira (10), 14.474 mortes em decorrência da Covid-19.

Primeira vítima

Segundo o autor do projeto, deputado Pedro Uczai (PT-SC), a data escolhida é uma homenagem à primeira vítima fatal do novo coronavírus no Brasil, Rosana Aparecida Urbano, falecida em 12 de março de 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Cariccio, na Zona Leste de São Paulo.
O parlamentar lembrou que a vítima foi internada na véspera e na sequência de sua morte, em menos de 50 dias, faleceram também sua mãe, seu pai, uma irmã e um irmão.
“A pandemia se transformou em uma inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impactou de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou o autor, que lembrou haver ainda um projeto de lei do Senado propondo a construção de um memorial às vítimas.

No Amazonas

No Amazonas, a primeira morte em decorrência da Covid foi no dia 24 de março de 2020. A vítima foi o empresário Geraldo Sávio, de 49 anos, natural de Parintins. Ele havia acabado de chegar de uma viagem de São Paulo, onde contraiu o vírus.

Fim da emergência

Neste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus é classificado agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *