Programa “Blitz TCE” vai acelerar fiscalizações

Tribunal vai abrir canal para a população denunciar

Em 48 horas os gestores serão notificados

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins dos Santos lançou nesta segunda-feira (5), o programa Blitz TCE, com o objetivo de dar uma resposta mais rápida à população sobre possíveis irregularidades em gastos de recursos públicos ou danos ao patrimônio público.

Segundo ela explicou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (5), o programa vai funcionar a partir de denúncias da sociedade. “Se chegar uma denúncia, o tribunal vai enviar uma equipe para averiguar os fatos. Se nossa equipe constatar uma irregularidade, o gestor será imediatamente notificado ou alertado. Quando a equipe voltar para a sede, a presidência poderá conceder medida cautelar para mitigar ou sanar a irregularidade”, detalhou.

Canais para a população denunciar

O secretário Sérgio Fontes, que deixou a Prefeitura de Manaus para atuar na Secretaria geral de inteligência do Tribunal de Contas, e é o coordenador do projeto, explicou que serão abertos canais via aplicativo de mensagem e um e-mail específico para recebimento das denúncias.

“Nós vamos abrir um canal no WhatsApp para demandas urgentes e também no e-mail. Neste primeiro momento aqui em Manaus, vamos promover essas visitas urgentes em até 48 horas e depois será encaminhado ao conselheiro para que ele dê continuidade no processo”.

Os canais de recebimento de denúncias e o e-mail ainda serão divulgados pela presidência da Corte, depois de estabelecidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *