Professores da UFAM vão participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Em 2025 pela 1ª vez esse encontro será realizado em Manaus

Artigos publicados no ÚNICO vão estar na pauta

Alessandra Luppo para o ÚNICO

Docente e ex-alunos de economia e administração da UFAM participarão da 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), a ser realizado entre os dias 28 de julho a 01 de agosto de 2024, presencialmente, na Universidade Federal de Tocantins (UFT), na cidade de Palmas, Tocantins. O tema geral desta edição será: “Bioeconomia, cadeias de valor e desafios do desenvolvimento regional”.

A professora Michele Lins Aracaty e Silva, docente do Departamento de Economia e Análise, informa que o congresso da SOBER em 2025 será no Amazonas e na UFAM. “Pela primeira vez em mais de seis décadas teremos a oportunidade de sediar na nossa UFAM a SOBER e reuniremos os principais pesquisadores das áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural do país”, explica.

Encontro é referência

Neste ano, o Congresso da SOBER chega a sua 62ª edição, consolidado como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Em suas 61 edições anteriores, o Congresso da SOBER ajudou a consolidar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da Economia, Administração e Sociologia Rural no país. Suas edições foram, e continuarão a ser, local de encontro e debate entre os mais relevantes nomes destas áreas no Brasil e no mundo.

Link para o evento: https://www.even3.com.br/sober2024/

A professora doutora Michele Aracaty, que estará no encontro, disse que espera discutir com os participantes de uma das maiores entidades de economia do país, temas ligados a Amazônia, entre os quais os seguintes: ponto de convergência dos investimentos em bioeconomia ; Bioeconomia : perspectiva de desenvolvimento de cadeias produtivas da biodiversidade do amazonas; Bioeconomia Amazônica: o que é? para quê? E para quem? E as Mudanças climáticas e a Amazônia: impactos das secas no desenvolvimento regional da Região Metropolitana de Manaus.

Michele Lins Aracaty e Silva é membro da SOBER e está há quatro edições como coordenadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional (GT07) da entidade.

No ano de 2023, iniciou a sua participação como Diretora Regional Norte representando o estado do Amazonas na gestão 2023-2025.

Trabalhos que serão apresentados

AMAZÔNIA: PONTO DE CONVERGÊNCIA DOS INVESTIMENTOS EM BIOECONOMIA (artigo completo)

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva e Agata dos Santos Conceição.

BIOECONOMIA: PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS DA BIODIVERSIDADE DO AMAZONAS
(artigo completo)

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva, Dimas José Lasmar e Iwin da Silveira Ferreira.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A AMAZÔNIA: IMPACTOS DAS SECAS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS (artigo completo)

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva, Joabe Cota Riker, Ricardo Augusto Carvalho Penalber Junior

BIOECONOMIA AMAZÔNICA: O QUE É? PARA QUÊ? E PARA QUEM? (SORG’s)

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva e Ruth Helena Cristo Almeida.

No mesmo evento, o Amazonas e a UFAM serão representados com o lançamento das seguintes obras:

Título da obra: Artigos e Reflexões Publicados no Portal Único, Vol. 2.

Autora: Michele Lins Aracaty e Silva

Breve resumo da obra:

Este e-book intitulado: Artigos e Reflexões Publicados no Portal Único, Vol. II, assim como o volume anterior tem o propósito de reunir cinquenta artigos e reflexões ora publicados no Portal Único.
Neste volume II, temos os seguintes textos: Fundo Amazônia, Consumo Consciente, Opep das Florestas ou Cartel do Bem, Timeline à Cop27, Economia Social, A Nova Economia do Plástico, Resiliência Financeira, Reciclagem do Plástico, Qualificação Empreendedora, Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, Educação Financeira nas Escolas, Inflação dos Alimentos e a Insegurança Alimentar, Desafios do Custo Amazônico, dentre outros.
A principal motivação para a organização dos dois volumes é a possibilidade de compartilhar conhecimento agregado sobre temas variados na área de economia e desenvolvimento regional com foco na Amazônia.

Título da obra: Amazônia: Reflexões e Planos para o Desenvolvimento Sustentável, Vol. II.

Organizadores: Alcebiades de Leiros Cavalcante de Oliveira, Cristovam Luiz Martins Carlos, Michele Lins Aracaty e Silva e Ires Paula de Andrade Miranda.

Título da obra: Amazônia: Reflexões e Planos para o Desenvolvimento Sustentável, Vol. II.

Organizadores: Alcebiades de Leiros Cavalcante de Oliveira, Cristovam Luiz Martins Carlos, Michele Lins Aracaty e Silva e Ires Paula de Andrade Miranda.

Breve resumo da obra:

O e-book intitulado: Amazônia: Reflexões e Planos para o Desenvolvimento Sustentável, é a segunda contribuição do grupo de pesquisadores, professores, economistas e ativistas sociais que compõem o Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável – FOCOS. A obra é composta por onze trabalhos e quatorze autores que se uniram com o propósito de refletir sobre o desenvolvimento sustentável regional no contexto amazônico com base nos principais Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS – indicados pela ONU.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *