Pesquisador Antônio Mesquita criou placas que substituem o MDF em móveis e divisórias
Semana da Inovação abre as portas do mundo inteiro para novas invenções, empreendedorismo e tecnologia
O professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Antônio Mesquita, vai ser um dos palestrantes da Rio Innovation Week, evento de inovação e empreendedorismo com foco em tecnologia, que acontece de 13 a 16 de janeiro, no Jockey Clube Brasileiro, no Rio de Janeiro, onde vai apresentar sua invenção: placas de madeira produzidas a partir do caroço do açaí, que podem ser usadas para fabricação de móveis e utensílios.
Os eco painéis, como são chamadas as placas de açaí, podem substituir as placas de MDF na produção de móveis sustentáveis, divisórias e placas acústicas. A apresentação acontecerá a convite do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Ecológico e barato
Segundo o pesquisador, os painéis de MDF convencionais são produzidos a partir de resíduos de madeira, cuja matéria-prima sai de centenas de hectares de plantação de eucalipto e pinho, ou seja, é preciso plantar, derrubar, reflorestar, gastar grandes quantidades de água e energia para transformar árvores em resíduos.Além disso, o tipo de resina utilizada para misturar o farelo das árvores é altamente tóxica e a resina utilizada no ecopainel é natural, obtida a partir do óleo de mamona.
A parceria entre a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi levou à obtenção do registro de patente da invenção (nº BR1020150105363).
Caroço descartado
A fibra do caroço do açaí vem do descarte realizado pelos estabelecimentos que comercializam sucos e polpas de açaí nos estados da região Norte do país. Estima-se que, só em Belém, 1,2 mil toneladas do caroço são descartadas diariamente. Atualmente, o pesquisador mantém uma pequena produção do ecopainel no laboratório da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga, mas pretende transferir a produção para o Amazonas, segundo maior produtor de açaí, depois do Pará.
Novos negócios
A semana de inovação do Rio de Janeiro é um evento que visa impulsionar negócios, gerando novas oportunidades, conectando setores e investidores. Trata-se de uma importante vitrine tecnológica para as instituições apresentarem, para o Brasil e o mundo, sua produção tecnológica e suas referências em inovação e empreendedorismo tecnológico.