Prestadora de serviços de enfermagem no Amazonas, Segeam busca certificação ISO 9001

Certificação exige melhora em vários procedimentos, o que eleva o qual de qualidade no atendimento

Para chegar a qualificação, os processos a serem analisados podem levar de seis meses até um ano

No início de agosto deste ano, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) deu mais um passo para elevar a qualidade da gestão corporativa, com o início do processo de certificação ISO 9001/2015. Trata-se de um conjunto de normas técnicas que visa estabelecer um modelo de controle e planejamento corporativo, elevando o patamar do processo produtivo institucional, com maior eficácia e eficiência. A Associação é uma das principais fornecedoras de mão na área da enfermagem especializada no Estado, contribuindo para a assistência direta ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, a certificação ocorre por etapas, envolvendo todos os setores da Associação e podendo durar de seis meses a um ano, variando de instituição para instituição.

Incentivo a qualidade de procedimentos

A enfermeira especialista em urgência e emergência, Anathuza Veiga Trindade, coordenadora de Projetos da Segeam, destaca que a norma ISO 9001/2015 incentiva a qualidade dos processos de uma organização, através da aplicação de importantes requisitos como: planejamento das atividades, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

“A expectativa é que haja um aumento na produtividade e no desempenho do corpo técnico da Associação, a partir da redução de custos e de tempo para realizar as atividades, além de um maior envolvimento com as partes interessadas no negócio que busca esse tipo de certificação. Significa dizer que o processo agrega valor aos produtos ofertados e maior satisfação aos clientes”, explicou.
Na opinião da coordenadora, a ISO 9001 torna a organização mais competitiva, ampliando o leque de possibilidades de contratação por fornecedores que adotam como critério a padronização do processo de trabalho, com foco na segurança das informações, qualidade e efetividade.
A certificação é pautada em normas da ABNT (Associação de Normas Técnicas) NBR ISO 9001, com princípios claros, descritos a partir das etapas, como: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhorias na tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *