Presidente Lula vai a Belém para a Cúpula da Amazônia

Agenda acontece nos dias 8 e 9 de agosto

No evento, país vai tirar posição para levar à COP-28, nos Emirados Árabes

Brasília (ÚNICO) – Durante seu programa semanal nesta terça-feira (25), o “Conversa com o Presidente”, Lula adiantou sua agenda de viagens neste segundo semestre de 2023 e destacou sua ida a Belém, no Pará, nos dias 8 e 9 de agosto para participar da Cúpula da Amazônia.

Conferência do clima

Este evento vai reunir presidentes dos oito países da região e o objetivo é construir uma posição conjunta que será levada à conferência do clima das Nações Unidas, a COP28, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Países com floresta

“Brasil, os países da América do Sul que fazem parte da Amazônia, mais os dois Congos (República do Congo e República Democrática do Congo) que nós convidamos para vir à reunião, mais a Indonésia, são os países que têm muita reserva de floresta. Então, o que nós queremos é dizer ao mundo o que queremos fazer com a nossa floresta e dizer o que o mundo tem que fazer para ajudar, porque prometeram US$ 100 bilhões em 2009 e até hoje não saiu esses US$ 100 bilhões”, disse o presidente.

Agenda internacional

Ainda em agosto, Lula viaja para a África do Sul onde participa, de 22 a 24, da Cúpula do Brics – bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Já em 9 e 10 de setembro, o presidente estará na Índia para a Cúpula do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. O Brasil receberá a presidência temporária do grupo para 2024.
Em 19 de setembro, Lula abre a sessão de debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, segundo ele, também será lançado um programa de geração de empregos entre os países.

Com informações da Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *