Presidente Lula lança programa Povos da Pesca Artesanal (ver vídeo)

Ações vão alcançar 1 milhão de pescadores artesanais no país; 37% estão na região Norte

Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula estará em Manaus dia 25 deste mês

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Numa cerimônia que reuniu centenas de pescadores e pescadoras artesanais de todo o país e entidades representativas, na tarde desta quarta-feira (2) no Palácio do Planalto, o presidente Lula lançou o programa Povos da Pesca Artesanal, além de recriar o Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape).

Um milhão de pescadores

A ação é considerada inédita e vai alcançar pelo menos 1 milhão de pescadores artesanais de todo o país, entre indígenas, quilombolas, comunidades caiçaras, marisqueiras, jangadeiros, vazanteiros, ribeirinhos e extrativistas que atuam nesse nicho.

Região Norte

A maior concentração destes pescadores está nas regiões Nordeste e Norte do país, com 460 mil e 370 mil respectivamente. Na região Norte, conforme o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, isso representa 37% dos pescadores de todo o Brasil.

Pescadores artesanais

Em entrevista ao ÚNICO (ver vídeo), André de Paula ressaltou a importância do programa lançado pelo presidente Lula porque vai ao encontro dos anseios destes pescadores artesanais que se encontram, na maioria das vezes, desamparados. Inseridos no setor primário, eles são a base da pesca no país.
O ministro adiantou que estará em Manaus no dia 25 deste mês para participar do “Grito da Pesca”, que pretende reunir cerca de 25 mil pescadores artesanais do Amazonas.

Investimentos

Os investimentos são da ordem de R$ 155 milhões nos próximos dois anos e começam imediatamente, disse o ministro. Ele explicou que estes pescadores têm que procurar suas associações, colônias de pescadores, entidades que o representam para começar a ter acesso aos recursos do programa.
O programa Povos da Pesca Artesanal é composto por sete ações, que serão executadas em conjunto com quatro pastas ministeriais, sob a coordenação do Ministério da Pesca e Aquicultura.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *