Cerimônia contou com a presença de autoridades militares e políticas
Solenidade teve como slogan “Democracia, Soberania e União”
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Eram 9h da manhã em ponto (hora Brasília) quando começou na Esplanada dos Ministérios, o tradicional desfile militar de 7 de setembro, data em que se comemora 201 anos da Independência do Brasil, com o desfile em carro aberto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.
Neste ano, a expectativa sobre como seria conduzida a solenidade era grande e como ela seria recebida pela maioria da população também, haja vista que é a primeira após os 4 anos do governo de Jair Bolsonaro (PL) e do atual presidente Lula, que está em seu terceiro mandato.

Tranquilidade
Mas, segundo o que se verificou em todo o perímetro da Esplanada dos Ministérios e adjacências, tudo correu de forma tranquila, ordeira e com uma estimativa de público de cerca de 30 mil pessoas, segundo projeção do governo federal.
Nada lembrava o 7 de setembro de 2021 ou 2022, quando a capital federal foi inundada por milhares e milhares de apoiadores de Bolsonaro, que tomaram todo o perímetro da Praça dos Três Poderes e, de forma inflamada, reforçavam o discurso bélico e reativo do então presidente Bolsonaro.

Slogan de democracia
Neste ano, para que prevalecesse o verdadeiro sentido da data comemorativa, que é a confirmação do patriotismo, o Palácio do Planalto inovou com o slogan: “Democracia, Soberania e União” e, para reforçar o otimismo e tirar qualquer névoa ou neutralizar ações contrárias, o presidente Lula fez um pronunciamento à nação na noite de ontem (6), em que, além de convidar a população para a grande festa da democracia, ressaltou conquistas e ações realizadas por seu governo nestes oito meses de gestão, como o crescimento do PIB e a aprovação de reformas importantes para alavancar a economia brasileira, como a aprovação de um novo marco fiscal do país.

Desfile
Por cerca de duas horas, o público presente e os que acompanharam pelas redes sociais e transmissões dos canais oficias do governo, prestigiaram o desfile das forças armadas e da Esquadrilha da Fumaça.
O presidente contou com o apoio em massa de seus ministros. Mais de 20 participaram da cerimônia. Na tribuna de honra, acompanhou o desfile militar ao lado da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e de autoridades das Forças Armadas.
No início da tarde desta quinta-feira (7), o presidente Lula embarca, com comitiva, para a Cúpula do G-20, na Índia, que acontece nesta sexta-feira e sábado.

