Presidente Figueiredo facilita compra da produção dos agricultores do município

Prefeitura e iniciativa privada se unem para escoar e comercializar safra

Eles vão fornecer produtos para indústria alimentícia e de cosméticos

A Prefeitura de Presidente Figueiredo – por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola e Pesqueiro (Semada) – realizou nesta semana a segunda reunião que formaliza parceria inédita implantada pela prefeita Patrícia Lopes com a iniciativa privada, para compra da produção de 40 produtores rurais do município. Nessa audiência foram fechados o alinhamento e o cadastramento dos agricultores que vão fornecer mandioca brava para empresa Galo da Serra Produtos Alimentícios.

Parceria inédita

A parceria vai permitir que agricultores cadastrados junto à Semada tenham oportunidade de escoar e vender suas safras diretamente às empresas beneficiadoras dos produtos.

No caso da Galo da Serra, por exemplo, a produção será para fabricação de farinha de tapioca e outros derivados da mandioca brava. “A Agrocom vai comprar o buriti, a semente do cupuaçu e o caroço do tucumã para uso em cosméticos”, completou a secretária de Abastecimento, Inês Sampaio.

Primeiro contrato

O primeiro produtor a assinar um contrato com a Galo da Serra foi Enelson Lima, que fechou a venda de 72 toneladas de mandioca para a empresa, em até 24 meses. Segundo a secretária Inês Sampaio, até o próximo dia 31 de dezembro os cadastramentos de agricultores seguem sendo feitos e novas propriedades rurais podem ser incluídas. “Vamos fazer busca ativa nas propriedades rurais e comunidades para descobrir novos agricultores que plantam mandioca e outros que possam fornecer o caroço de cupuaçu, de tucumã e de buriti”, completou ela.

Facilitação da venda

Representando a prefeita Patrícia Lopes, o secretário de Governo do município Carlos Maciel, apontou que muitos produtores têm dificuldades em identificar os canais certos para comercializar seus produtos e a administração da prefeita Patrícia Lopes está facilitando a aproximação entre os dois pólos interessados. “Essa parceria vem ao encontro da necessidade dos produtores locais”, destacou Maciel.

Também parceira da Prefeitura de Presidente Figueiredo em outras iniciativas, a cooperativa de financiamento Sicoob expôs aos agricultores como se filiar à cooperativa para obter crédito para financiar mais equipamentos e aumentar a área de plantio em hectares.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *