fbpx

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, diz que a meta é concluir CPI da Amazonas Energia

Interior vai receber transmissão da TV Aleam

Líderes comunitários continuam em mobilização contra a Amazonas Energia

STF recomeça os trabalhos e manda recado para os políticos

PSDB tenta se juntar ao PSC, mas esbarra na resistência do Amazonas

Deputado evangélico pelo amazonas é o sétimo mais gastador da Câmara Federal

Governador diz que vai reduzir o valor do IPVA no Amazonas

Adiada a implantação do passe-livre estudantil

Governo vai levar equipes de técnicos para reforçar cobertura vacinal do interior

Comunidade isolada ganha projeto-piloto para uso de energia solar

Prefeitura vai oferecer dois centros para diagnósticos de câncer de mama

Beto Simonetti será empossado hoje na OAB nacional

Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único

Foco na Amazonas Energia

A Assembleia Legislativa do Amazonas, retoma nesta terça-feira (1) as atividades e o presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), contou ao ÚNICO suas expectativas para o semestre: “Vamos concluir a CPI da Energia que, esperamos, traga resultados positivos para a nossa população que não aguenta mais sofrer os desmandos da concessionária de luz. Vamos também efetivar o reajuste dos servidores, aprovado ano passado; intensificar o apoio às casas legislativas do interior e realizar a segunda edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas (Feclam)”, enumerou.

TV institucional para o interior

Cidade confirmou o início da transmissão via satélite da TV Aleam para o interior do estado. Além das sessões em plenário, a nova TV Aleam vai transmitir os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo e vai reforçar o papel de fiscalização da Assembleia sobre as ações do Governo no interior e acompanhar a execução das emendas impositivas dos deputados.

Comunitários em mobilização

Sobre a Amazonas Energia, nova reunião com comunitários – dessa vez do Nova Cidade – foi realizada na noite de ontem (31). Devagarinho, as lideranças das zonas Leste, Norte e Sul estão estabelecendo uma associação para lutar contra os novos medidores, cuja eficácia não ficou clara, e as contas acima da capacidade de pagamento dos consumidores.

STF manda recado

Recomeçam nesta terça também os trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente da corte, ministro Luiz Fux, já preparou um discurso de abertura com recado direto aos políticos, em um ano de embates eleitorais, cobrando prudência e bom senso. Dizem que Fux não quer “pegar pesado” com Bolsonaro para não aumentar a tensão entre os Poderes.

Confederação frustrada

Já nasceu destinada ao fracasso as negociações dos tucanos (PSDB) que queriam montar uma confederação partidária com o PSC. Partido com perfil evangélico e alinhado a Bolsonaro, o PSC não quer apoiar João Dória à presidência. Além disso, o governador do Amazonas, Wilson Lima, está pesando na decisão do partido, uma vez que ele é adversário político dos tucanos no Amazonas e um de seus desafetos é justamente o ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB).

Silas ranqueado

A revista Veja divulgou ontem a lista dos dez deputados federais que mais usaram recursos públicos para atender seus mandatos, ao longo de 2021. Na sétima colocação, o deputado federa Silas Câmara (Republicanos-AM), registrou gastos de mais de 510 mil reais.

Redução no IPVA

O governador Wilson Lima disse ontem que a Secretaria Estadual de Fazenda está realizando um estudo sobre a redução do IPVA dos veículos do estado do Amazonas. “No meu governo não vai ter aumento de tributo nenhum”, disse Lima.

Passe-livre adiado

A implantação do passe-livre estudantil em Manaus, que deveria ter começado na segunda-feira (31) foi adiada pelo prefeito David Almeida (Avante). Como as aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia de Covid-19, as aulas remotas – transmitidas pela internet – não vão exigir esse recurso, argumentou. Se as aulas presenciais puderem ser retomadas no dia 14 de fevereiro, como previsto, os passes serão liberados.

Menos Covid-19

Pelo terceiro dia consecutivo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) registrou queda no número de novos casos de Covid-19 no Amazonas. Nesta segunda-feira foram 1.608 novos casos, contra 1.948 de domingo (30) e 4.869 do sábado (29).

Viajando para o interior

Como a cobertura vacinal em vários municípios do interior do Amazonas está deixando a desejar, a Secretaria Estadual de Saúde está treinando equipes para ir ao interior buscar dados e oferecer orientações aos gestores sobre a necessidade da imunização contra a Covid-19. São 35 municípios de 62, com baixa cobertura vacinal.
As visitas técnicas vão ocorrer a partir da segunda semana do mês de fevereiro.

Cronograma de visitas

Durante o mês de fevereiro, 45 profissionais de saúde vão visitar os primeiros 15 municípios da estratégia: Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Uma segunda equipe técnica segue, de 20 a 25 de fevereiro, até Codajás, Barcelos, Pauini, Novo Airão, Lábrea, Anamã e Boca do Acre, que têm cobertura abaixo de 50% da população.

Energia solar no interior

Ganhou destaque no UOL o projeto da Fundação pela Sustentabilidade da Amazônia (FAS) que levou energia solar para uma comunidade pouco conhecida e menos ainda visitada, dentro da Reserva de Desenvolvimento do rio Negro, próximo a Novo Airão: a vila Santa Helena do Inglês, onde moram cerca de 130 pessoas, isoladas, com acesso apenas de barco, mas que pela primeira vez estão tendo acesso a energia elétrica sem interrupção.

Diagnóstico de câncer de mama

O prefeito David Almeida inaugura, nesta terça-feira (1), os Serviços Municipais de Diagnóstico de Mama (SDM), primeiros da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) voltados para a realização de biópsia em casos suspeitos de câncer de mama. Vão funcionar nas policlínicas Djalma Batista, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, e na Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Simonetti toma posse

O conselheiro federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pelo Amazonas, José Alberto Simonetti, de 43 anos, tomará posse nesta terça-feira (1), em solenidade às 9h, como o novo presidente nacional da instituição. O Conselho Federal da ordem se reuniu na segunda-feira (31) para realizar a votação que elegeu o advogado com 77 votos válidos, um nulo e dois em branco.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
portalunico

Twitter:
@portalunico

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.