fbpx

Prefeitura vai mostrar como é gasto o dinheiro de cada escola de Manaus

Programa de gestão pretende revelar como os recursos dos impostos são aplicados na Educação municipal

Além da transparência financeira, vai ser possível acompanhar a qualidade do ensino na escola

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quarta-feira (13), um novo programa de transparência sobre os gastos das escolas municipais e o planejamento estratégico da administração escolar. Denominado Programa Gestão na Escola (Progesc) pretende levar modernidade para a gestão das unidades de ensino. “Além de acompanhar a parte financeira da escola, é possível verificar a parte pedagógica, como a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o trabalho que o gestor desenvolve na unidade de ensino”, explicou o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.
“A Semed é uma rede muito grande e precisamos fazer uma gerência individual, com custos unitários por escola. Nosso sistema atual possui informações pulverizadas e o Progesc permite que a gente monte todas essas informações em um sistema informatizado integrado, em que todos consigam obter os indicadores orçamentários, financeiros e pedagógicos em uma única plataforma”, acrescentou.subsecretário de Administração e Finanças (SAF) da Semed, Lourival Praia,

O custo de cada coisa

Ainda segundo o secretário Pauderney Avelino, o Progesc vai mostrar ao contribuinte o custo de cada escola. Desde quanto é gasto com professores, contas de água e luz, manutenção, terceirizados, etc, para que o cidadão saiba como seus impostos estão sendo aplicados.
O Progesc será executado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai oferecer o treinamento necessário para que os servidores da Semed possam atuar no programa.
A Semed é a terceira maior rede pública municipal de educação básica do país, com mais de 500 unidades de ensino, 250 mil alunos e aproximadamente 16 mil servidores.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.