fbpx

Prefeitura pede atenção máxima por causa do aumento no número de casos de Covid em Manaus

População é chamada a se vacinar

Máscaras estão de volta em ambientes fechados

Vereador alerta sobre o aumento de casos da Covid no Amazonas

Tem Jaraqui em Praça do Centro de Manaus neste sábado

A opção de Bolsonaro por Rondônia

Festa do Fusca marca encontro com apaixonados da marca no domingo

Despedida do indigenista Bruno Araújo emociona o país

Ciro Gomes fala do Amazonas e se enrola com as Forças Armadas

Transportadores fluviais alertam para alto risco de pirataria nos rios da Amazônia

Volta da Covid-19

A onda nacional de aumento no número de casos de Covid-19 em todo o país chegou também ao Amazonas, colocando em alerta as autoridades da Saúde. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apontam que desde última terça-feira (21), começou uma escalada de confirmações na capital, sendo 68 casos na terça; 132 na quarta-feira (22), 215 na quinta-feira (23) e 125 na sexta (24). Todos bem acima da média que era registrada até o início da semana, que não ultrapassava dez casos diários, em Manaus.

Vacinação

Diante do aumento no número de novos casos de Covid-19, a Prefeitura de Manaus está chamando a população que ainda não completou o ciclo vacinal, inclusive com as doses de reforço, para que procurem as unidades de saúde para a imunização. Neste sábado, serão 11 pontos de vacinação. Vale lembrar que de 20 pacientes internados em Manaus, 8 não receberam nenhuma dose da vacina, 11 não completaram o esquema vacinal, e três estavam com imunização completa. Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV/Semsa) apontam que, até esta sexta-feira, 211.176 pessoas aptas ainda não tomaram a primeira dose; 270.009 pessoas estão com a segunda dose atrasada; 718.528 estão com a terceira dose pendente; e outras 338.413 estão dentro do prazo para receber a quarta dose.

Máscaras voltam aos poucos

Nesta sexta-feira, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) voltou a exigir o uso de máscaras para proteção contra o vírus da Covid-19, assim como na semana passada o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tomou a mesma decisão. Também nesta sexta, nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde recomenda a volta do uso do equipamento para idosos, imunossuprimidos, etc.

Atenção redobrada

Sempre atento à evolução da Covid-19 em Manaus, o vereador Marcelo Serafim (PSB), postou nas suas redes sociais: “os casos de Covid voltam a aumentar, nada aponta para pânico, mas temos que redobrar a atenção e garantir as doses de reforço para a população. A semana pós Festival de Parintins promete”. Marcelo, que é farmacêutico pós-graduado e trabalha na Secretaria Municipal de Saúde, de onde é concursado, é um dos profissionais da área de saúde do Amazonas que desde o início da pandemia se debruçou sobre todos os desdobramentos da Covid. Veja matéria completa sobre os locais de vacinação neste sábado e as novas medidas sanitárias, daqui a pouco, no ÚNICO.

Jaraqui na Praça da Polícia

A Praça Heliodoro Balbi, conhecida como “Praça da Polícia”, será homenageada pelo Projeto Jaraqui neste sábado (25). Os parabéns vão começar às 10h e o encontro terá as participações do Associativo Amigos da Praça, do livreiro Celestino, que fará exposição de livros e lançará na ocasião a obra “Vestígios de Curandage”, da professora Fátima Guedes. A história da Praça será resgatada a partir das pesquisas dos historiadores Otoni Mesquita e Souto Loureiro.

Bolsonaro transfere obras do Amazonas para Rondônia

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) publicou portaria, estabelecendo que os 400 km do chamado “trecho do meio”, da rodovia BR-319, que ficam dentro do Estado do Amazonas, passem a ser gerenciados pelo DNIT de Rondônia. Para o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) a medida é mais um indicativo de que Bolsonaro está de costas para o Amazonas. “Além dos ataques à Zona Franca, adotando medidas que atingem diretamente os empregos dos amazonenses, Bolsonaro agora tira mais uma atividade produtiva de dentro do Amazonas para outro estado”, explica.

Festa do Fusca

O Dia Mundial do Fusca será comemorado no domingo, das 7 às 13h, no Largo de São Sebastião, com a exposição de veículos da marca.

Despedida de Bruno

O corpo do indigenista Bruno Pereira, de 41 anos, assassinado a tiros no município de Atalaia do Norte no dia 5 deste mês, foi cremado na tarde de ontem em Pernambuco. Indígenas de diversas etnias compareceram,em trajes típicos, entoaram cantos fúnebres e realizaram danças rituais que, apesar de não serem compreensíveis para a maioria dos não-índios, emocionaram o país. O corpo de Dominic Phillips será cremado no domingo (26), em Niterói (RJ). A frase do dia de ontem foi: “Onde cai um, nasce um milhão!”

Sobrou para o Ciro

Em entrevista à Rádio CBN, o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, falou especificamente sobre o estado do Amazonas, apontando a ausência do poder público no setor da Segurança Pública, o que permite altos índices de violência – como o assassinato duplo de Dom e Bruno. Quem não gostou nada foi o Ministério da Defesa e do comando das Forças Armadas que apresentaram contra ele uma notícia-crime, por espalhar inverdades. O Brasil parece caminhar para uma bizarrice cada vez maior…

Tiroteio no rio

Corroborando a fala de Ciro Gomes, aqui mesmo no Amazonas o Sindicato dos Armadores e Transportadores de Cargas Fluviais do Amazonas (Sindarma), revela a gravíssima situação enfrentada nos rios da região, por conta de ataques piratas. Segundo o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Júnior, “Toda semana temos trocas de tiros com as quadrilhas resultando em embarcações perfuradas e marinheiros abalados”.

Consumidor paga o prejuízo

Diante dos riscos, os transportadores fluviais são obrigados a pagar escolta armada, o que representa um custo adicional que vai ser repassado ao consumidor final.

Risco ambiental

“Além da questão humana e econômica, a qualquer momento poderá acontecer uma tragédia ambiental sem precedentes caso uma balsa com milhões de litros de combustível exploda ou sofra um vazamento em um destes ataques”, alertou Galdino.Júnior.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.