Aumento dos focos de calor de 0,5% no município
Região Metropolitana de Manaus registrou alta de 105% em setembro
A Prefeitura de Presidente Figueiredo informou que o município de Presidente Figueiredo teve um dos menores índices de alerta de queimadas durante todo o mês de setembro, apenas 0,5%, enquanto nos demais municípios no entorno da capital, representaram juntos 105,5%. Manaus registrou um crescimento de 45%.
Os dados são do painel do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foram divulgados na terça-feira (3), pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Luizinho Schwade.
Em comparação com o ano de 2015, ano do último El Niño, os alertas de queimadas de 2023 foram três vezes menores, apontou o secretário.
Trabalho de equipe
Luizinho Schwade atribuiu o quadro de controle das queimadas ao trabalho em equipe desenvolvido pela Prefeitura de Presidente Figueiredo com seus parceiros institucionais, associações da sociedade civil, população e lideranças religiosas como as secretarias municipais de Defesa Civil, Ordem Pública e Integração (Semopi), e de Infraestrutura e Serviços Públicos (Semisp), o Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Polícia Militar, Polícia Civil e os voluntários da Associação de Guarda Parques do Amazonas e da associação Águias de Guias de Selva.
Ranking
Apesar de considerar que a situação das queimadas no município está sob controle, Luizinho Schwade, fez um apelo para que a população continue evitando iniciar focos de incêndio. “A seca está só começando e teremos muitos mais desafios. Em agosto ocupamos a 32ª posição em alertas de queimadas no Amazonas, em setembro, ficamos em 37ª posição e queremos nos distanciar cada vez mais nesse ranking”, apelou o secretário.