Riscos de contaminação aumentam com o contato com a água poluída
Animais peçonhentos podem buscar abrigo nas casas, roupas e sapatos
No período da cheia, quando dezenas de igarapés em toda Manaus também registram aumento no leito e acabam por invadir casas e quintais, aumenta também o número de registros de casos das chamadas “doenças de veiculação hídrica”, aquelas resultantes de contato com a água contaminada. Para prevenir a ocorrência de diarreias e hepatite A, além de acidentes com animais peçonhentos e de ocorrência de leptospirose, transmitida pelo contato com urina de animais infectados, principalmente de ratos, ou água e lama contaminadas pela bactéria Leptospira, a Prefeitura de Manaus realiza atividades de Educação em Saúde nos bairros mais atingidos.
Nesta quinta-feira (19), a operação Cheia 2022, aconteceu no bairro Colônia Antônio Aleixo (Zona Leste), onde os agentes reforçaram as orientações de promoção da saúde e prevenção de doenças para a população em situação de vulnerabilidade.
“As ações de Educação em Saúde têm o objetivo de reforçar as orientações para a população sobre o cuidado necessário nesse período de cheia dos rios. Com as alterações no meio ambiente, animais acabam procurando locais mais secos e dentro das residências, o que pode provocar acidentes com animais peçonhentos e contaminação de alimentos e da água. Até na hora de calçar um sapato, principalmente no caso das crianças, é preciso que os pais tenham atenção para verificar se não há presença de aranhas ou outros animais e sempre manter alimentos e água cobertos e guardados de forma adequada”, explicou a chefe do Núcleo de Educação em Saúde, enfermeira Lilian Zacarias.

Nas áreas alagadas moradores recebem orientações sobre controle das doenças hídricas
Áreas monitoradas
Durante a ação, a gerente do Disa Leste, Rosângela Castro da Silva, explicou que a zona Leste de Manaus tem áreas de risco para enchentes monitoradas nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Nova Esperança, Puraquequara e Mauazinho, onde as unidades de saúde realizam durante todo o ano o trabalho de Educação em Saúde, que é reforçado no período da cheia dos rios.
Além da ação no bairro Colônia Antônio Aleixo, o trabalho de Educação em Saúde foi realizado esta semana nos bairros Puraquequara e Centro. Na próxima semana, a programação seguirá para comunidades no bairro Mauazinho.