Prefeita destaca incentivo à piscicultura do município
Compra do pescado movimentou quase meio milhão de reais
A Prefeitura de Presidente Figueiredo distribuiu 34 toneladas de tambaqui curumim a mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O foi destacado pela prefeita Patrícia Lopes porque, além de mobilizar servidores públicos e trabalhadores temporário contratados para ajudar na despesca, serviu de grande incentivo aos produtores de pescado só município.
A Prefeitura tem 80 criadores cadastrados em seu programa de apoio e, destes, 36 atenderam à chamada pública, fornecendo 944 quilos de peixe, cada um.
Produtores
O pescado veio de propriedades localizadas nas comunidades rurais Serra do Sol, Boa Esperança, Jardim Floresta, Canoas, Rio Pardo, Brava Gente II e Abonari, na BR 174, e Boa União, Ramal da Morena, São Salvador, Marcos Freire, Cristo Rei, São Miguel, Ramal da Morena e Maroaga, essas duas últimas, por onde começou e terminou a despesca, respectivamente.
Despesca
A prefeita Patrícia Lopes, que junto com o vice-prefeito Anderson Leal, acompanhou a despesca, e também a distribuição do pescado, esteve na propriedade do Ronaldo Machado, na comunidade Maroaga, no Km 7 da estrada de Balbina. “É gratificante poder garantir que milhares de família possam ter o peixe na mesa, fresquinho, de qualidade, e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de uma nova matriz econômica para o nosso município, que é a psicultura. Quando começamos, muitos dos 80 piscicultores cadastrados na Semada, só vendiam para prefeitura e no período da Semana Santa. Hoje, muitos deles já estão com seu produto no mercado consumidor da capital. É assim que um segmento econômico se consolida”, declarou.