PRIMEIRA MÃO

Prefeitura de Manaus lança Plano de Contingência

Plano de Contingência prevê ações em caso de desastres naturais, como a cheia (Foto: Reprodução/Internet)

Marcelo Ramos acredita que a roda do destino vai mudar cenário eleitoral em Manaus

Pré-candidata Carol Braz conhece empresa que tem uma mulher no comando: “quando uma mulher chefia, a sociedade avança”, diz ela

Meta é vacinar 121 mil crianças em Manaus contra a pólio

Governo estadual anuncia R$ 1 bilhão para Ciência

Novo índice mostra péssimo aproveitamento no ensino médio do Amazonas

Recomeçam hoje os debates sobre a reforma tributária

Pesquisadores da piscicultura se reúnem em Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Plano emergencial

O prefeito de Manaus, David Almeida, lança nesta terça-feira, (28), às 10h, o Plano de Contingência (Plancon) 2024, elaborado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal a ser implementado na capital. Acontecerá no Centro de Cooperação da Cidade (CCC). A prefeitura diz que se trata de um documento estratégico que define as ações municipais antes, durante e após desastres naturais como chuvas intensas, cheias, estiagens e incêndios.

Marcelo Ramos tem agenda cheia

Desde que começou a pré-campanha, esta será a primeira vez que Marcelo Ramos ficará a semana inteira em Manaus. Ele aproveitará para intensificar as entrevistas, além de visitar bairros e conversar com alguns partidos sobre o arco de aliança. Marcelo acredita que o tabuleiro de apoios ainda vai mudar.

Força da mulher

A pré-candidata à vereadora Carol Braz (MDB) se encantou com o trabalho da Amera, empresa amazonense que tem se destacado ao reutilizar pneus já descartados na fabricação de pisos de borracha e em projetos de inclusão social. “Quando uma mulher assume posições de chefia, toda a sociedade avança”, declarou, após a visita. A Amera é uma das poucas fábricas amazonenses chefiadas por uma mulher, a CEO Sueli Cossuol.

Vacina para crianças

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). Destina-se a crianças de 1 a 4 anos. A ação coordenada pelo Ministério da Saúde tem a meta de imunizar 121 mil crianças na capital amazonense. A vacinação está sendo feita nas unidades de saúde da prefeitura e prosseguirá até 14 de junho.

Dinheiro para a Ciência

O Governo do Amazonas anunciou que vai investir 1 Bilhão em Ciência e Tecnologia até 2026 fortalecendo a UEA e a Fapeam. Anúncio importante mas é fundamental que se contemple as prioridades estaduais a fim de que o dinheiro tenha a melhor utilização.

Ensino médio tem índices baixos

Nesta semana o Instituto Natura divulgou resultados do Índice de Inclusão Educacional (IIE), que avaliou o ensino médio brasileiro e constatou que nenhum estado consegue formar nem um terço dos jovens na idade certa e com o aprendizado suficiente. O maior índice de aprovação foi de São Paulo com 27% e o pior foi do Amapá, com 6,5%. O Amazonas é o penúltimo estado com 7,7%.

Câmara começa a analisar reforma tributária

Começa nesta terça-feira (27), a nova análise da reforma tributária, na Câmara dos Deputados. A proposta regulamenta os três novos tributos criados pela nova lei: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Amazonenses de fora

O Grupo de Trabalho não incluiu deputados do Amazonas, apesar de a defesa da Zona Franca de Manaus estar na ponta dos interesses dos parlamentares. O deputado Pauderney Avelino, por exemplo, já se manifestou avisando que não foi convidado, mas vai para a audiência. Vai levar as preocupações e sugestões do comércio do Amazonas, com que se reuniu na semana passada.

Audiências

Nesta manhã, o coordenador da reforma tributária do Governo Lula, Bernard Appy, vai fazer uma explanação sobre a nova lei. E à tarde, os representantes da indústria e dos transportes vão participar.

Piscicultura em debate

Começa nesta terça-feira (28) e vai até quinta (30), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o 1º Seminário Internacional de Uso Sustentável e Tecnologias Alimentares para a Piscicultura Familiar na Amazônia (Sustenta), em Manaus. O evento vai reunir mais de 150 pesquisadores e especialistas da Colômbia, Bolívia, Peru e dos estados brasileiros que compõem a região amazônica.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *