Essa vacina imuniza contra o coronavírus original e contra a variante ômicron
Inicialmente, sete grupos prioritários irão receber o imunizante
A Prefeitura de Manaus vai dar início à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, nesta quarta-feira (15), para sete grupos prioritários, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações. Essa nova geração de vacinas é capaz de imunizar contra a cepa original do novo coronavírus e também contra as variantes ômicron.
O anúncio da nova fase da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 foi feito pelo prefeito David Almeida por meio das redes sociais, nesta terça-feira (14). Ele explicou que o imunizante vai estar disponível em 55 unidades do município.
Grupos prioritários
Inicialmente, a vacina bivalente será ofertada para idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, pessoas imunossuprimidas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas aldeados, ribeirinhos e quilombolas. Com exceção dos idosos, os demais grupos poderão ser imunizados a partir dos 12 anos de idade.
Critérios
Os usuários devem ter recebido a segunda dose do esquema primário, ou as doses de reforço, há pelo menos quatro meses. O público apto para tomar a bivalente em Manaus é estimado em cerca de 138 mil pessoas.
Além disso, devem apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem levar um documento que comprove sua condição de saúde, como laudo ou receita médica, e as puérperas precisam ter em mãos o cartão da gestante, Declaração de Nascido Vivo ou certidão de nascimento da criança.
