Prefeitura anuncia uso de IA no transporte coletivo de Manaus

Nova plataforma vai controlar linhas e horários

Sistema pode evitar viagens vazias ou superlotação

A Prefeitura de Manaus anunciou nesta segunda-feira (5) que vai implantar uma plataforma de gerenciamento de transporte coletivo, chamada Optibus, por meio da qual a rede de transporte público de Manaus será inteiramente planejada e otimizada por meio de inteligência artificial.

“A adoção da inteligência artificial da Optibus permitirá não apenas a otimização de rotas e horários, mas também uma maior eficiência no uso de recursos e uma melhora significativa na experiência dos usuários do transporte público”, explicou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Sobre a Optibus

Optibus é uma plataforma de software para planejamento, programação e operações de transporte público, alimentada por Inteligência Artificial (IA) e algoritmos de otimização. É reconhecida mundialmente por aprimorar a eficiência e qualidade do serviço, promovendo a equidade no transporte, reduzindo emissões e custos, além de modernizar as operações.

A plataforma monitora integralmente as operações e sugere ações como a liberação de mais veículos de acordo com a demanda e lotação, organizando a programação dos ônibus e identificando a formação de comboios de veículos que seguem para os mesmos destinos.

Com o sistema da Optibus, dados anteriormente dispersos em inúmeras planilhas são centralizados, proporcionando retorno para a gestão eficiente do transporte público. Isso vai evitar viagens vazias ou superlotação, por exemplo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *