Prefeitura de Manaus abre espaço para jovens que querem ser empreendedores

A Prefeitura de Manaus está oferecendo gratuitamente mais de 1,1 mil vagas de qualificação profissional e capacitação empreendedora como parte da política pública de fomento ao emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico. As vagas foram disponibilizadas por meio de sete termos de cooperação técnica assinados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB). Os editais para concorrer às vagas gratuitas em cursos de capacitação e empreendedorismo começam a ser publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), nesta quinta-feira, (31), e a inscrição começa na segunda-feira, 4 de novembro  no Escritório do Empreendedor, que fica na rua Rio Jamary, conjunto Vieiralves.


É a maior oferta de vagas


Arthur Neto disse que essa é a maior parceria e oferta de vagas realizada por uma gestão pública, no Amazonas e que a execução dos cursos será sem custos ao cofre municipal. “São parceiros fundamentais na motivação do empreendedorismo e da empregabilidade. Eu recebo com muita satisfação essa parceria, porque ela vem de uma confiança mútua”, afirmou.   Na avaliação do prefeito, o novo espírito empreendedor deve ser estimulado pelas políticas públicas, dando aos jovens a oportunidade de crescer, criar, progredir em seus negócios. “A gente já plantou muita coisa e já existe uma noção empreendedora. Em nossas escolas, estamos falando de empreendedorismo desde a educação infantil. Em vez da antiga cantilena do meu primeiro emprego, estamos trabalhando a ideia da minha primeira empresa”, afirmou. 


Templo do Empreendedorismo


Arthur Neto relembrou que no próximo ano será entregue, no Centro Histórico de Manaus, um verdadeiro templo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, no antigo Hotel Cassina, que está sendo restaurado pela Prefeitura de Manaus. O prefeito disse que o objetivo da prefeitura é aumentar o nível de empregabilidade, oferecendo ao mercado de trabalho pessoas capazes para ocupar as vagas ofertadas pelos diversos segmentos econômicos. “E é isso que estamos fazendo, oferecendo oportunidades para quem quer empreender, quer ficar rico de forma legítima, com trabalho e criatividade, e também oferecendo oportunidades àqueles que querem um emprego qualificado, isso é empregabilidade”, afirmou. O titular da Semtepi, Marco Pessoa, explicou que a parceria formada é fruto da credibilidade do prefeito Arthur Neto, que possibilitou a oferta do grande número de vagas. “Nós temos uma união de forças em prol de dois objetivos: a qualificação e a capacitação empreendedora. Temos muitos parceiros que vão dar esses cursos voltados para a indústria, para o empreendedorismo, cursos voltados especificamente para mulheres, serviços, marketing”, detalhou. *Cursos e treinamentos* Segundo a prefeitura, no âmbito da Qualificação Profissional, serão lançados três editais de seleção, com três parceiros diferentes: PFC Cursos e Treinamentos, com 80 vagas; Motirão Criativo, com 240 vagas; e Mega Cursos e Treinamentos, com 120 vagas. Os editais, que apresentam cursos nas áreas da indústria, administração, comércio entre outros, serão lançados separadamente, de acordo com o cronograma montado pelo departamento de Qualificação Profissional, para que as datas de inscrição e realização dos cursos não conflitem. Para a execução das capacitações empreendedoras, o Escritório do Empreendedor conta também com quatro parceiros do ecossistema. A empresa Pequenos Negócios – Treinamentos e Consultoria, entra com 150 vagas; Escalada Empreendedora, com 300 vagas; Instituto Rede de Mulheres Empreendedoras, com 180 vagas; e Meu Up, com 75 vagas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *