Prefeitos do Amazonas querem mais UBS para seus municípios

Das 62 cidades amazonenses, 61 pediram Unidades de Saúde ao Governo Lula

Casa Civil divulga resultado do Novo PAC Seleções

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Governos e municípios querem mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender à sua população. Foi o que ficou claro com o resultado das inscrições do Novo PAC Seleções, divulgado nesta terça-feira (14) pelo governo federal.


De acordo com a Casa Civil, dos 62 municípios do Amazonas,61 enviaram propostas para o PAC Seleções. A reportagem questionou a Casa Civil para saber quantos projetos foram inscritos, quais tipos de projetos e qual o município que ficou de fora, mas o ministério informou ainda não ter essa informação fechada.

Em todo o país, o PAC Seleções reuniu 35.213 propostas de todos os Estados da federação e de 5.344 municípios, ou seja, 100% dos Estados e 96% dos municípios atenderam ao chamado.

Prioridade

Os números mostram que a prioridade dos entes federativos são a construção de Unidades Básicas de Saúde (5.610), aquisição de veículos para o transporte escolar (4.803) e espaços esportivos comunitários (4.080). Unidades odontológicas móveis (3.338), creches (3.145), escolas de tempo integral (2.641), centros de atenção psicossocial (1.383), esgotamento sanitário (1.266) e abastecimento de água (1.243).

Obras estratégicas

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comemoram o resultado, destacando que o processo foi uma ótima oportunidade para cidades e estados apresentarem as principais necessidades e prioridades para a população.
“Esse é o primeiro processo de seleção de obras que estamos fazendo e isso estimula os estados e municípios a retomar o planejamento e a fazer projetos, a definir o que é estratégico para suas cidades. Com isso, o Governo Federal leva benefícios diretamente para as pessoas. O pacto federativo voltou para reconstruir o Brasil”, completou o ministro Rui Costa.

Com informações da Casa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *