Das 62 cidades amazonenses, 61 pediram Unidades de Saúde ao Governo Lula
Casa Civil divulga resultado do Novo PAC Seleções
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Governos e municípios querem mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender à sua população. Foi o que ficou claro com o resultado das inscrições do Novo PAC Seleções, divulgado nesta terça-feira (14) pelo governo federal.
De acordo com a Casa Civil, dos 62 municípios do Amazonas,61 enviaram propostas para o PAC Seleções. A reportagem questionou a Casa Civil para saber quantos projetos foram inscritos, quais tipos de projetos e qual o município que ficou de fora, mas o ministério informou ainda não ter essa informação fechada.
Em todo o país, o PAC Seleções reuniu 35.213 propostas de todos os Estados da federação e de 5.344 municípios, ou seja, 100% dos Estados e 96% dos municípios atenderam ao chamado.
Prioridade
Os números mostram que a prioridade dos entes federativos são a construção de Unidades Básicas de Saúde (5.610), aquisição de veículos para o transporte escolar (4.803) e espaços esportivos comunitários (4.080). Unidades odontológicas móveis (3.338), creches (3.145), escolas de tempo integral (2.641), centros de atenção psicossocial (1.383), esgotamento sanitário (1.266) e abastecimento de água (1.243).
Obras estratégicas
Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comemoram o resultado, destacando que o processo foi uma ótima oportunidade para cidades e estados apresentarem as principais necessidades e prioridades para a população.
“Esse é o primeiro processo de seleção de obras que estamos fazendo e isso estimula os estados e municípios a retomar o planejamento e a fazer projetos, a definir o que é estratégico para suas cidades. Com isso, o Governo Federal leva benefícios diretamente para as pessoas. O pacto federativo voltou para reconstruir o Brasil”, completou o ministro Rui Costa.
Com informações da Casa Civil