fbpx

Prefeito multa Wilson Lima por causar aglomeração

Henrique Oliveira diz que terá plano B para ser candidato ao governo do Amazonas

TSE decide novo horário para as eleições no Amazonas

Cassação de deputada pode virar suspensão temporária

Prefeitos do interior pressionam deputados para continuar recebendo o Fundo do Turismo para aplicar na saúde

Vereador diz que não é chamado para as reuniões e desiste da Mesa Diretora

Quatro comarcas do interior terão novos juízes; confira quem são

Prefeito-lutador ganha a mídia nacional

Decisão sobre o Carnaval, só depois que for observado o efeito das aglomerações de ano novo

SPA do Alvorada lota e deixa pacientes sentados no meio-fio esperando atendimento

Manifestantes marcam encontro pelo centenário do Hospital Eduardo Ribeiro

Wilson Lima é multado

O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB), não teve dúvidas ao mandar lavrar uma multa contra o governador Wilson Lima (PSC), por este causar aglomeração. Lima esteve esta semana em Nova Olinda e, na esteira da distribuição do cartão “Auxílio Estadual”, reuniu um grupo de pessoas na sede do município. O valor da multa é de mil reais. Nesta quarta-feira (15) o número de internações em UTI por Covid em Manaus chega a 24%.

Henrique diz que terá alternativa para 2022

O ex-vice-governador Henrique Oliveira disse ao ÚNICO que caso não tenha espaço no Pros para ser candidato ao governo, irá em busca de uma alternativa para construir esse projeto. “Se o Pros estiver no apoio à reeleição do Wilson Lima eu vou procurar outro espaço. Mas estou muito determinado a ser candidato ao governo em 2022”, confirmou.

Mudança de horário nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem à noite, por unanimidade, que o horário de votação nas eleições de 2022 será uniformizado em todos os estados, de acordo com o horário de Brasília. Ou seja, das 8h às 17h na capital federal, significa que no Amazonas será das 7h às 16h, assim como em Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará. No Acre, será das 6h às 15h e em Fernando de Noronha, das 9h às 18h. A decisão é para evitar acusações de fraudes eleitorais contra o sistema de urnas eletrônicas.

Suspensão em vez de cassação

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Delegado Péricles (PSL), emitiu um parecer em que sugere, não a cassação do mandato da deputada Joana Darc (PL), mas uma suspensão temporária. A cassação de Joana foi pedida pelo Podemos, depois que ela acusou parlamentares de receberem propina para eleger o atual presidente da Casa, Roberto Cidade (PV). O deputado Belarmino Lins (PP) pediu vistas do parecer de Péricles e o processo foi suspenso de novo.

Prefeitos querem FTI

Os prefeitos do interior do Amazonas estão fazendo pressão sobre a Assembleia Legislativa do Amazonas para que a destinação de 15% do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) seja mantido para a área da saúde, no Orçamento do ano que vem. Esse fundo foi criado para incentivar o turismo e geração de empregos e renda no setor, mas com a pandemia de Covid-19, o Legislativo estadual autorizou sua utilização na Saúde, para socorrer os municípios. Os prefeitos querem contar com esses recursos no ano que vem, novamente.

Cidade esclarece

O presidente da Aleam, Roberto Cidade, esclareceu que o FTI é uma matéria que tramita independente do Orçamento Estadual e pode ser analisado e votado no ano que vem.

”Ninguém me chama”

O vereador José Ivan Onias Teles, o Zé Ivan (PSD), anunciou oficialmente sua renúncia ao cargo de 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manicoré, ontem. Motivo: a Mesa Diretora faz reuniões para tomar decisões, mas não o convida para nenhuma. Zé Ivan, que teria lugar à Mesa até 2022, não explicou muito bem que tipo de reuniões são essas, mas adiantou que vai divulgar uma carta aberta com detalhes sobre a motivação da renúncia.

Novos juízes para o interior

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) designou novos juízes para quatro municípios do interior do Estado: para a 3.ª Vara de Itacoatiara irá a juíza Joseilda Pereira Bilio; para Barreirinha, o juiz Lucas Couto Bezerra. Para Urucurituba, o juiz Eduardo Alves Walker e para Juruá, o juiz Daniel do Nascimento Manussakis.

Piada nacional

O prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), virou piada nacional por conta da luta de MMA que fez contra o ex-vereador Erineu Alves da Silva, o Mirico. A história está em todos os grandes sites de notícias, como a revista Veja, O Estadão, o Globo e a CNN. Peixoto, que já não era bem visto pela mídia nacional por ter apoiado os garimpeiros no episódio da “cidade flutuante” do rio Madeira, no início de dezembro, agora vai ter que se explicar ao Ministério Público porque foi resolver “na canelada” uma desavença política.

Decisão sobre o carnaval

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), divulgou que a decisão sobre a realização ou não do Carnaval do ano que vem, só vai ser tomada duas semanas após o ano novo. Isso significa que durante 15 dias serão observados os casos de Covid-19 e síndromes respiratórias na capital. É o prazo para surgirem os sintomas da Covid e para aferir a quantidade de pessoas que buscarão as unidades de saúde.

SPA do Alvorada lotado

Não precisaria de tanto tempo, caso as autoridades de saúde dessem uma passada, ontem, no SPA do bairro Alvorada, onde uma fila enorme de pessoas com gripe e sintomas de Covid estavam do lado de fora, sentados nos meios-fios, esperando atendimento.

Centenário do Hospital Eduardo Ribeiro

O centenário Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro será alvo de manifestação na próxima quinta-feira (16), num encontro a ser realizado na área em frente ao hospital, na avenida Constantino Nery. Os organizadores se propõem a apoiar a luta pela permanência do hospital, que segundo observam é o único que oferece leitos para socorrer os que apresentam sofrimento psíquico no Estado do Amazonas. Haverá uma Homenagem Póstuma ao Dr. Rogélio Casado, psiquiatra que construiu uma história voltada para esse segmento no Amazonas.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
portalunico

Twitter:
@portalunico

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.