fbpx

Prefeita Patrícia Lopes bate de frente com os professores em Presidente Figueiredo

Governo Bolsonaro diz que Universidades não podem divulgar campanhas políticas

Polícia Civil marca Assembleia Geral e sinaliza com greve

Alfredo Nascimento reforça campanha em busca da vaga de federal

Câmara dos Deputados debate a venda da Reman nesta terça-feira

Dnit diz que trecho do meio da BR-319 está “mais perto” de Rondônia

A volta da “doença da urina preta” em Itacoatiara

Em Manaus é investigada a doença de gatos chamada esporotricose

Amazonas tira nota A no ranking de transparência fiscal do Ministério da Economia

Anitta agita o mundo com “Amazônia é terra de ninguém”

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Greve em Figueiredo

Nem a participação do Ministério Público do Estado e da Câmara de Vereadores nas negociações em torno da greve dos professores do município de Presidente Figueiredo (a 126 km de Manaus) garantiu um acordo e o fim da manifestação. Completando uma semana, a greve vai continuar por tempo indeterminado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam). A prefeita Patrícia Lopes (União Brasil) bate o pé e diz que não tem como pagar o que está sendo reivindicado.

Problemas diversos

A lista de reivindicações apresentada pelo vice-presidente do Sinteam em Presidente Figueiredo, professor Lawrence Mota, mostra que o problema vai muito além das questões salariais. Além do reajuste salarial e correção da tabela de reajuste, os professores querem o funcionamento correto do transporte escolar e a recuperação dos ramais, que atrapalham a regularidade da presença dos alunos em sala de aula. Além disso, Mota revelou que nem o Fundeb de 2021 foi pago pela prefeita Patrícia Lopes, sendo que essa é uma verba específica para esse fim e a maioria dos prefeitos do Amazonas fez esse rateio no final do ano passado.

Governo Bolsonaro avisa Universidades

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está impulsionando em sua página, orientações da Secretaria Geral da Presidência da República, sobre ações de comunicação no período eleitoral. Um card (mensagem) avisa sobre a proibição de materiais que promovam campanhas políticas. As Universidades Públicas Brasileiras, historicamente, sempre foram palco de grandes debates envolvendo todos os tipos de manifestações.

Movimento de estudantes

No momento atual, as representações de estudantes estão bem aquém do que eram nos anos 80 e 90, quando eram muito ativas e representativas. O atual modelo, somando-se a ausência durante longo de tempo de atividades presenciais, esvaziou os movimentos. Mesmo assim, representantes de entidades afirmam que vão lutar contra a orientação.

Polícia Civil agenda Assembleia Geral

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Amazonas, agendou Assembleia Geral para a quarta-feira (29), às 19h30 na sede da entidade. A convocação sinaliza para greve geral.

Alfredo Nascimento corre pra ser primeiro

O ex-prefeito de Manaus e ex-senador Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, resolveu dar um up na sua campanha para deputado federal. Está aumentando o número de reuniões em bairros de Manaus e se prepara para rasantes pelo interior, além de ter reforçado a sua equipe de comunicação. A orientação é avançar para garantir que seja o mais votado do partido e garantir a vaga de federal.

Venda da Reman

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados faz, às 10h desta terça-feira (28), uma audiência pública sobre a venda da refinaria Reman, localizada em Manaus. Participam representantes dos ministérios da Economia e de Minas e Energia.

Dnit explica

O Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes (Dnit) finalmente explicou porque transferiu a manutenção da rodovia BR-319 para a superintendência de Rondônia. Segundo nota oficial do órgão, o trecho fica “mais perto” de Rondônia e já é atendido no modal aquaviário pelo Dnit-RR.

Rabdomiólise em Itacoatiara

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas voltou a Itacoatiara ontem, para investigar novos casos da “doença da urina preta”. Desde o começo do mês, já foram notificados cinco casos que, aparentemente, não têm conexão entre si, são de lugares e famílias diferentes, o que indica que o agente causador pode estar espalhado em vários pescados. Todos os casos já tiveram alta.

Esporotricose em Manaus

Também na área da Saúde, a Prefeitura de Manaus está investigando casos de esporotricose, uma doença geralmente associada a gatos e que é provocada por um fungo. Ela é transmissível aos seres humanos e é caracterizada por feridas profundas na pele dos bichanos e lesões nos humanos. Desde o ano de 2020, o município de Manaus já registrou 240 casos de esporotricose animal, a maioria na população felina, além de 160 casos de esporotricose humana, informou a Semsa.

Clareza contábil

O Amazonas está entre os nove Estados que conquistaram nota A em 2021 no ranking de qualidade das informações fiscais e contábeis enviadas pelos Estados e municípios brasileiros ao Tesouro Nacional, divulgado pelo Ministério da Economia. De acordo com o relatório, disponível no site do Tesouro Nacional, o Amazonas apresentou 100% de precisão na metodologia adotada pelo órgão.

Anitta e a Amazônia

Está dando o que falar a declaração da cantora Anitta sobre a Amazônia, feita em Portugal no final de semana. Segundo ela, a região “é uma grande terra de ninguém, uma grande bagunça […] Quem se expõe para falar acaba morto, com a família torturada”. Confere?

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.