Gestores descartam suspensão das atividades econômicas
Se o quadro piorar, a Praia da Ponta Negra será fechada
Solange Elias
Para o Portal ÚNICO
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) abriram o funcionamento do segundo Centro de Testagem Municipal para a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Convenções Vasco Vasques com a meta de realizar até 5 mil testes para a Covid-19, por dia e desafogar a unidade do Studio 5 que, em sete dias de funcionamento, já fez mais de 30 mil testes, com 15 mil resultando em positivo para a doença.
O centro de testagem está oferecendo o teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, como, coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19,e vai funcionar com 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Do lado de fora, centenas de pessoas formam filas imensas para fazer os testes no Vasco Vasques
População lota nova unidade
Antes da abertura das portas a população começou a formação de uma imensa fila do lado de fora do prédio e, mesmo com as acomodações internas, com cadeiras e instalações sanitárias, a maioria ficou do lado de fora, sob sol e com muitas reclamações. O mesmo quadro se repete nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ainda no Studio 5. “Temos estoque (de testes) para mais seis dias e, em mais quatro dias chegam novos 200 mil, o que dá estoque para mais 30 dias. Vamos requisitar mais testes a medida que for necessário”, explicou David.
Atividades econômicas mantidas
Na abertura dos serviços, o governador Wilson Lima apontou que, embora o momento seja tenso, não há previsão para a suspensão das atividades econômicas como aconteceu na primeira onda da Covid-19, em Manaus. Lima aponta que o quadro menos letal da terceira onda é resultado da vacinação em massa. “Torço para que não precisemos interromper as atividades econômicas, As pessoas precisam de seus empregos”, disse ele, completando que o objetivo das campanhas de imunização “não é punir ninguém que não tenha tomado vacina” e que há doses suficientes para imunizar toda a população do Amazonas, inclusive com as doses de reforço.
David Almeida também avaliou o quadro de contaminação, informando que “se for necessário” a praia da Ponta Negra poderá ser fechada.
Prefeitos do interior
Wilson Lima disse que conversou com prefeitos do interior na terça-feira (18), alertando aos chefes dos municípios onde o percentual de vacinação ainda é baixo de que as campanhas precisam ser reforçadas. “Já emitimos nota técnica alertando sobre a vacinação para os municípios e nos colocando à disposição,com helicóptero, lancha, combustíveis, enfermeiro, o que for preciso para ajudar”, disse ele.