PRIMEIRA MÃO

Políticos têm prioridade nos exames do coronavírus

Governador, senadores, deputados federais e dezenas de deputados estaduais, mesmo não apresentando sintomas, tiveram prioridade na realização de exames do coronavírus no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Governador, senadores, deputados federais e dezenas de deputados estaduais, mesmo não apresentando sintomas, tiveram prioridade na realização de exames do coronavírus no Laboratório Central do Estado (Lacen). Eles estão tendo tratamento privilegiado enquanto o cidadão comum só é subsistido ao exame se apresentar os sintomas ou tiver viajado ao exterior ou a locais com grande incidência da doença. O privilégio, que não tem amparo legal, é extendido ao prazo de divulgação do resultado. Enquanto o cidadão comum espera dias (mais de 72 horas) os políticos recebem o resultado em 24 horas.

  • ✅ Wilson suspende transporte fluvial de passageiros

O interior do Amazonas está isolado após a decisão do governador Wilson Lima (PSC) de suspender por 25 dias o transporte fluvial de passageiros para tentar conter a expansão da Covid-19 para os municípios amazonenses. A medida foi tomada na quinta-feira (19) após o Estado registrar o terceiro caso do novo coronavírus em Manaus, todos de pessoas que estiveram no exterior. A suspensão atinge as pequenas, médias e grandes embarcações. O transporte de carga não foi atingido.

  • ✅ Escolas paradas

O Governo decidiu também suspender as aulas da rede pública estadual em todos os municípios do Amazonas e as atividades nas academias de ginástica.

  • ✅ Católicos sem missas em Manaus

O arcebispo de Manaus, Leonardo Urich Steiner, comunicou a paralisação das atividades nas igrejas católicas da capital e recomendou que padres celebrem missas e outras atividades em ambientes privados, mas transmitidas pelo maior número de meios possíveis. As orientações passam a valer a partir de 23 de março até “o tempo oportuno quando celebraremos a vitória da vida. Estamos unidos em Jesus”, disse o arcebispo.

  • ✅ Políticos testam negativo

O governador Wilson Lima, o senador Eduardo Braga (MDB) e o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (sem partido) testaram negativo para o novo coronavírus. Os três tiveram contato direto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) que esteve em Manaus no dia 12 e está com o novo coronavírus. O senador Omar Aziz (PSD) e os deputados federais Marcelo Ramos (PL) e Alberto Neto (Republicanos) ainda aguardam o resultado.

  • ✅ TCE suspende atividades

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas conselheiro Mario de Mello, suspendeu o expediente na Corte pelos próximos 15 dias. A partir desta sexta-feira (20), todos os prazos processuais serão suspensos.

  • ✅ Thury preside o TRE

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), realizaram na quinta-feira (19) a primeira sessão de julgamentos virtual do país por conta da pandemia de coronavírus e elegeram o desembargador Aristóteles Thury como o novo presidente do Tribunal para o biênio 2020-22. Portanto, será Thury quem vai comandar o TRE nas eleições municipais deste ano marcadas para outubro.

  • ✅ Calendário eleitoral

Até hoje o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não alterou o calendário das eleições municipais deste ano. O prazo de filiação termina dia 4 para quem quiser disputar uma vaga de vereador ou de vice-prefeito e prefeito. Ainda estão sem partido Amazonino Mendes e Josué Neto, que são pré-candidatos a prefeito de Manaus.

  • ✅ Emendas impositivas

A proposta do presidente da Aleam, Josué Neto, de utilizar as emendas impositivas para as ações de combate ao Coronavírus está ganhando força. Os deputados Wilker Barreto (Podemos) e Dermilson Chagas (sem partido), opositores do governador Wilson Lima, aceitaram encaminhar os R$ 6 milhões a que têm de indicar emendas para o combate a Covid-19.

  • ✅ Comitiva de Bolsonaro

Dos 621 infectados por coronavírus no Brasil, 22 estavam com Bolsonaro na visita aos EUA. Até aqui, a comitiva presidencial representa 3,5% do total de casos em nosso país.O número representa 70% da comitiva que foi aos EUA, integrada por 31 pessoas.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *