fbpx
6864424f-079d-4568-98c4-4b66de1243cc
Política da indignidade

Por: Epitácio de Alencar

Advogado

Política da indignidade

_102107265_667060400

A política ama a traição mas odeia o traidor, pontuou Leonel Brizola. Junto com ela, a indignidade tem se tornado cada vez mais a linguagem da política, que a adota como modo preferencial de operação. São centrais de boatos, gabinetes do ódio, milícias digitais, blogs maldosos etc. que infestam o país. Manaus conhece esse tipo de atuação, que recentemente direcionou seus ataques contra seu Prefeito. Paradoxalmente, embora ninguém se assuma indigno, para não ser odiado, poucos erguem a voz para condenar essas ações ou solidarizar-se com a vítima. É preciso repudiar a estratégia da lama. É preciso dizer não à política da indignidade.

Uma onda de compartilhamentos em redes sociais e em blogs suspeitos espalhou grande quantidade de histórias sobre a vida pessoal do Prefeito de Manaus e de sua esposa, com claro objetivo de desgastá-lo eleitoralmente. Se esse método funciona? A saber, mas eu duvido. Foi baixo demais, ultrapassando a figura do político para avançar covardemente sobre a figura da mulher (sempre contras as mulheres), que não tem nada a ver com o embate eleitoral.

O “dossiê” ofende o prefeito, sugerindo uma relação ilegítima, ofende as mulheres ao condenar condutas que não são mais objeto de juízo moral e ofende os fiéis de religiões de matrizes africanas, com seu subtexto malandro e preconceituoso; tudo para fragilizar o prefeito, em especial junto às comunidades evangélicas, às quais ele é publicamente ligado e que o apoiam.

Evidentemente não se trata de defender o Prefeito, enquanto administrador e político. Defesa que não teria efeito prático nenhum. Defendo um ideal de política de alto nível, que discuta os problemas da cidade e as questões da Administração Municipal. Se o Prefeito se desgastar, é do jogo que seja por razões de ordem pública. Sinceramente não sei como funciona o comportamento das massas nessas situações grotescas, mas sinto que a baixeza do ataque pode vitimizar o alvo e despertar compaixão e solidariedade.

É preciso repudiar essa atuação sombria. Uma forma ativa de nos opormos a ela é não compartilhando esses materiais, pois não dar espaço à maldade aumenta o espaço do Bem. Como postura pessoal, regra geral, desconfio de baixaria e, se não posso saber de onde parte a violência, escolho ser solidário à vítima. É preciso dizer não à política da indignidade.

Qual sua Opinião?

Confira Também

“Fala Amazônia, para o Brasil!”

“O mundo inteiro sempre falou da Amazônia. Agora, a Amazônia está falando por si”. Assim disse o Presidente da República do Brasil, na abertura da 78a. Sessão da Assembleia Geral da ONU (19/09/2023). Falou para o mundo, e o fez muito bem, para confirmar a tão cara soberania sobre o território amazônico brasileiro e, também, dizer que a nova maneira de ingerência dos poderosos nas formas de gestão de territórios alheios não pode subordinar-se cegamente aos interesses sórdidos e ou às conveniências conjunturais do capitalismo e de governos a serviço da manutenção das desigualdades no mundo inteiro, o que é

Leia Mais

Pesquisa mostra números de Wilson Lima em Manaus

Lula sobe em aceitação na capital amazonense Deputados do Amazonas mostram que estão por fora (BEM POR FORA) quando o assunto é meio ambiente Parlamentares não conhecem nem dados oficiais básicos e se perdem em retórica vazia Lideranças indígenas cobram posição da Universidade Federal do Amazonas Prefeito presta esclarecimentos à PF e volta para casa Praia da Ponta Negra está prestes a ser interditada Promotor que chamou advogada de cadela é aposentado Dez apresentações de corais hoje, no Teatro Amazonas Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único Avaliação de Wilson Lima Segundo a pesquisa do IPEN (Instituto

Leia Mais
Foto: Michel Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

MPB, rock, música clássica e teatro no final de setembro no Teatro Amazonas

Festival de Corais será nesta sexta-feira Confira abaixo a programação completa que começa nesta sexta-feira Na programação da semana compreendida entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, o Teatro Amazonas recebe em seu palco espetáculos de diversos espectros culturais. Tem desde o cantor de MPB Cícero ao espetáculo musical infantil, com os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Confira a programação: Sexta-feira (29), às 16h, o projeto Sarau no Hall traz uma edição especial para difundir o Festival Amazonas de Corais (Famcor). A apresentação tem duração de 20 minutos. Ainda na sexta, às 20h,

Leia Mais