Policlínica Codajás atende mais de mil pacientes com a acupuntura, em um mês

Terapia é oferecida há um ano na rede estadual de Saúde

Técnica pode tratar doenças físicas e também emocionais

A acupuntura, uma terapia milenar originária da China, tem sido cada vez mais utilizada no tratamento de doenças físicas e emocionais no estado do Amazonas. A Policlínica Codajás oferece atendimentos em saúde com acupuntura para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) há cerca de um ano e, somente no mês de abril passado atendeu 1.124 pacientes com essa terapia, num total de 10 mil procedimentos.
A acupuntura consiste em estimular pontos corporais específicos para tratar tanto os sintomas quanto as causas de uma doença. Normalmente, o tratamento é composto por cerca de 10 sessões e pode incluir várias técnicas de estimulação, como ventosas, agulhas, estimulação manual, auriculoterapia e outras.

Muitas doenças

A fisioterapeuta da Policlínica, Ana Cristina Godinho, ressalta que a acupuntura pode ser utilizada para tratar uma ampla variedade de doenças, incluindo ansiedade, depressão, estresse, enxaqueca, sinusite, asma, artrite, dor na coluna e bruxismo, entre outras. Além disso, ela destaca que a terapia aborda não apenas a parte física, mas também a parte emocional dos pacientes, tratando não apenas os sintomas, mas também as causas das doenças.

Marco na saúde pública

O diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, destaca a importância do serviço para a saúde pública, já que muitas pessoas não tinham acesso à acupuntura antes de sua implantação na unidade. “A implantação desse serviço é um marco na história da saúde pública do nosso estado, onde nós estamos entregando uma saúde de mais qualidade para nossos usuários. Antes eles só podiam fazer esse serviço no particular, hoje eles estão sendo atendidos via sistema de regulação”, explicou o diretor.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *