Polícia Federal prende ex-vereador de Manaus e seus parentes

Acusação é de sonegação de R$ 87 milhões em impostos

Agentes fazem busca também no município de Borba

O ex-vereador de Manaus, Ronaldo Tabosa, foi preso pela Polícia Federal nesta manhã de quarta-feira (4), em sua residência no condomínio Atlantis, no Parque 10, durante a operação “Tesouro Oculto” que está cumprindo 21 mandados de busca e apreensão e ainda sete mandados de prisão, sendo que um irmão e sobrinhos de Tabosa também foram levados para a Superintendência da PF, em Manaus.

A operação mobiliza 100 policiais federais, que cumprem 21 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão em Manaus e Borba, locais estratégicos identificados durante as investigações.

Sonegação de impostos

Tabosa e demais envolvidos são acusados de vender planos de saúde sem registro no Ministério da Saúde e, com isso, fraudar o recolhimento de impostos à Receita Federal. O grupo é investigado por lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, organização criminosa, fraude à execução e uso de documento falso.


A Justiça Federal autorizou o sequestro e indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos acusados, para pagar a dívida com a Fazenda Nacional, que chega a RS 87 milhões, segundo informou a PF. Nesta manhã foram apreendidos vários veículos de luxo, valores em dinheiro e objetos de grande valor.

A fraude

A PF informou que a investigação começou em 2019 e apurou um esquema de criação de empresas fraudulentas, por meio de organização criminosa, que fazia a utilização de “laranjas” (pessoas que nem sabiam que seus nomes eram usados para abrir empresas) e de “testas de ferro” (que sabiam que estavam participando de um esquema).


As empreses eram criadas de fato, com CNPJ constituído, com o intuito de darem continuidade a atividade ilegal de venda de planos de saúde sem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de sonegar créditos fiscais, frustrar direitos trabalhistas, fraudar credores e lavar os ativos ilícitos obtidos por meio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *