Audiência acontece nesta quinta e vai ouvir lideranças indígenas
Senador denuncia que Funai está dificultando ida da comissão à região
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Encabeçada pelo senador Plínio Valério (PSDB), a CPI das ONGs realiza diligência no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), nesta quinta-feira (31). O parlamentar já embarcou, em Manaus, rumo ao município.
O grupo vai realizar audiência pública na região de Pari-Cachoeira, área indígena do município e vai reunir lideranças de várias comunidades de São Gabriel da Cachoeira.
Denúncia de abandono
A ida da CPI até à região atende a um apelo, segundo Plínio Valério, de muitos indígenas que se manifestaram por meio de cartas para serem ouvidos. Eles denunciam abandono por parte de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), que atuam naquela região.
Exigências
Ontem (30) no Senado, o senador denunciou que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estaria dificultando a ida da CPI à São Gabriel da Cachoeira com várias exigências, entre elas a de que não divulgue, via TV Senado, imagens da audiência pública com os indígenas na comunidade Pari-Cachoeira.
Valério informou que atendeu a outras exigências, como vacinas contra a Febre Amarela, Covid, atestado de saúde e a apresentação do plano de trabalho da comissão. Mas, avisou que não assinaria o documento imposto pela fundação se comprometendo a não divulgar as imagens da sessão.
“Se a Funai quer conflito, conflito vai ter. Não vou assinar. A Funai tá confundido: eu não pedi permissão para ir, eu comuniquei que iria”, disse o senador.
Até o momento, a Funai não se manifestou a respeito.
Com informações da Agência Senado