Plano Real completa 30 anos em julho

Ex-presidente FHC se reúne com autores do plano

O real, moeda brasileira usada hoje, foi criado em 1994

Brasília (ÚNICO) – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reuniu, nesta segunda-feira (24), com os economistas que participaram da elaboração do Plano Real, que completa 30 anos em 2024. A visita ocorreu no apartamento de FHC, em São Paulo.

O encontro foi divulgado nas redes sociais da Fundação Fernando Henrique Cardoso. Participaram do bate-papo Pérsio Arida, economista envolvido na elaboração do Plano Real; Pedro Malan, então ministro da Fazenda de FHC; e Gustavo Franco, então presidente do Banco Central (BC) em 1994, ano de implementação do plano.

Implementado no governo de Itamar Franco, o Plano Real tratou-se de uma série de medidas para combater a hiperinflação do país. Com ele, o país criou uma nova moeda, o real — que começou a entrar em circulação em 1º de julho de 1994.

Inflação explosiva

Para ilustrar, à época, a inflação estava em 40% ao mês (ou três mil por cento ao ano) no Brasil. Os preços subiam sem parar como, por exemplo, o valor da gasolina, alimentos, prestações, roupas, entre outros produtos e serviços.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *