PGJ do Amazonas é homenageado com a Medalha da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto

PGJ Amazonense foi um dos principais agraciados com a honraria da “Grande Medalha”

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek

O Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou, da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência Mineira, em alusão ao Dia da Inconfidência, que prevê homenagens a pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu sexta-feira (21) no Centro de Artes e Convenções da Ufop, em Ouro Preto, Minas Gerais.
A PGJ do Amazonas foi homenageado recebendo uma das principais comendas da cerimônia, oferecida pelo Governo de Minas Gerais, a Grande Medalha da Inconfidência. O mérito é entregue a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes de Estaduais e da União.
Segundo o Procurador-Geral, a importância dessa comenda está relacionada à história e cultura de Minas Gerais, já que ela é uma homenagem à Inconfidência Mineira, movimento que teve como objetivo a independência do Brasil em relação a Portugal. Nesse sentido, ela representa o reconhecimento do estado de Minas Gerais àqueles que lutaram pelos ideais de liberdade e justiça que inspiraram a Inconfidência.
“A Comenda da Grande Medalha da Inconfidência Mineira é uma forma de valorizar e destacar a contribuição de personalidades que se destacaram em diversas áreas, como a cultura, a política, a ciência e educação, entre outras. Essa homenagem serve como estímulo para que outros cidadãos também se dediquem a ações que contribuam para o desenvolvimento do estado e do país. Além disso, ela representa uma homenagem à história e cultura de Minas Gerais, bem como aos ideais de liberdade e justiça que inspiraram a Inconfidência Mineira,” declarou o PGJ.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes. Neste ano, Ouro Preto e Tiradentes receberam uma programação cultural, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”, em razão da data.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *