Pesquisa mostra que eleição de 2020 tem maior número de candidatos com mais de 80 anos

O número de candidatos a prefeito com mais de 80 anos, no Brasil, aumentou 47,98% em relação a eleição passada. Pesquisas revelam que um componente interessante esse ano, e que tem muito a ver com a idade, é que a experiência dos candidatos, tem pesado na escolha do eleitor.

Candidato mais idoso está em Minas Gerais: ele tem 90 anos de idade e diz que vai passar dos 100 trabalhando

O número de candidatos a prefeito com mais de 80 anos, no Brasil, aumentou 47,98% em relação a eleição passada. Pesquisas revelam que um componente interessante esse ano, e que tem muito a ver com a idade, é que a experiência dos candidatos, tem pesado na escolha do eleitor. Com a diminuição das campanhas de rua, por conta da Covid-19, ajuda muito o fato de ter realizações ainda vivas na memória da população.
Na eleição deste ano, são 71 candidatos a prefeito com idade acima de 80. Nessa faixa etária estão também 79 candidatos a vice-prefeitos, dentre eles, Luiza Erundina (PSOL-SP), e mais 646 disputando o cargo de vereador.

O candidato de 90 anos

O candidato a prefeito mais idoso é o empresário José Braz (PP), de 94 anos. Ele concorre em Muriaé (MG), cidade a 314 km de Belo Horizonte. Em matéria publicada no uol ele confessa que se sente com 40 anos. “A idade não me preocupa. Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora. Durmo cedo e acordo cedo”, ressaltou.
Braz já ocupou o cargo de prefeito de Muriaé por duas vezes. Amazonino cumpriu três mandatos na Prefeitura de Manaus. Ambos dizem estar de volta, concorrendo nessa eleição, unicamente por vontade própria, por querer contribuir de perto para ajudar suas cidades a superarem os problemas. “Não quero parar, não posso parar. Eu vou passar os 100 anos trabalhando”, garante Braz, na entrevista ao uol. Amazonino segue na mesma linha: “Não posso ficar em casa vendo os problemas da minha cidade, sem fazer nada”, afirmou.

Os setentões nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, com seus 320 milhões de habitantes, Joe Biden, candidato democrata tem 77 anos, e o republicano Donald Trump, tem 74. Caso Biden ganhe a corrida eleitoral, será o candidato mais idoso a ocupar a Casa Branca para um primeiro mandato.
A Constituição brasileira estabelece como exigências para poder concorrer a um cargo político eletivo: ter nacionalidade brasileira ou se naturalizado; estar em pleno exercício dos direitos políticos; estar alistado na Justiça Eleitoral; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano antes do pleito e ser filiado a um partido político há pelo menos um ano antes da eleição.
Além disso, o candidato deve ter a idade mínima exigida para cada cargo ao qual deseja concorrer – 18 anos para vereador; 21 para deputado estadual e federal, e para prefeito e vice; 30 para governador e vice; 35 para senador, presidente e vice. Não há idade máxima.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *