
Lula sobe em aceitação na capital amazonense
Deputados do Amazonas mostram que estão por fora (BEM POR FORA) quando o assunto é meio ambiente
Parlamentares não conhecem nem dados oficiais básicos e se perdem em retórica vazia
Lideranças indígenas cobram posição da Universidade Federal do Amazonas
Prefeito presta esclarecimentos à PF e volta para casa
Praia da Ponta Negra está prestes a ser interditada
Promotor que chamou advogada de cadela é aposentado
Dez apresentações de corais hoje, no Teatro Amazonas
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Avaliação de Wilson Lima
Segundo a pesquisa do IPEN (Instituto de Pesquisa do Norte), realizada de 11 a 18 de setembro, 25,40% dos eleitores de Manaus qualificam o governo Wilson Lima como bom, 10,20% ótimo e 37,60% o consideram regular, totalizando uma aprovação de 72,80%, enquanto 7,40% consideram a gestão ruim.
Números do Governo Lula
A mesma pesquisa, diz que 15,30% dos eleitores de Manaus avaliam o governo Lula como ótimo, 16,90% como bom e 24,90% avaliam o governo petista como regular, o que totaliza 57,90% de aprovação, contra 10% que consideram como ruim. Nas eleições Lula obteve 48,9% dos votos em Manaus. A pesquisa do IPEN entrevistou de forma presencial 1.017 eleitores nas seis zonas geográficas de Manaus.
O discurso fora do tom dos deputados do Amazonas
Quem assistiu a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas quinta-feira (28) de setembro, ficou se perguntando se a ministra Marina era a culpada pela fumaça que invade Manaus, se ela anda matando botos, se Bolsonaro era um ferrenho defensor do meio ambiente e se a BR-319 totalmente pavimentada seria o remédio definitivo para a extinção das queimadas no Amazonas. Um pronunciamento do deputado João Luiz (Republicanos), aparteado por todos os parlamentares presentes em plenário, demonstrou o quão raso é o entendimento do parlamento estadual sobre a questão ambiental.
Discursos fora da realidade
A fala começou numa tentativa de cobrança de ação sobre a fumaça que invade Manaus – o que não foi efetivamente feito, mas facilmente descambou para “a ministra desrespeita o Amazonas porque não permite o desenvolvimento da estrada e é por isso que teremos 500 mil cidadãos isolados no interior”, em referência à estiagem. Com direito a falas do tipo “no tempo do Bolsonaro havia providências”, na boca dos deputados Delegado Péricles (PL) e Mário César Filho (União Brasil), – que ignoram o histórico daquele governo.
Falta de leitura
Os parlamentares ali presentes ignoraram por completo o relatório do INPE, que mostra o Amazonas na liderança absoluta das queimadas, com mais de 190 focos de incêndio, tendo o segundo lugar, Mato Grosso, 135, enquanto o vizinho Pará teve menos de 100, com as mesmíssimas condições naturais e climáticas que as nossas. Ficou evidente pelo Inpe que não se trata de uma questão regional e sim estadual.
El Niño bagunça tudo
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) já deixou claro que os fenômenos que estão acontecendo no Brasil – enchentes no Sul, onda de calor anormal e seca na Amazônia – são todos decorrentes doi aquecimento das águas do oceano pacífico, chamado El Niño. Como este ano o El Niño está ocorrendo simultaneamente a um aquecimento do Atlântico Tropical Norte, a bagunça climática é generalizada.
UFAM perde espaço
O líder indígena Álvaro Tukano, que há mais de 50 anos luta pelos direitos dos povos originários, disse que é inaceitável o silêncio da Universidade Federal do Amazonas frente às violações sofridas pelos indígenas, considerando que o Amazonas é o Estado com maior número de indígenas do Brasil. A UFAM que era protagonista nesse tipo de assunto, atualmente está ausente, calada e encolhida atrás de muros.
Prefeito preso em flagrante
A Polícia Federal investiga o desvio de dinheiro público em Rio Preto da Eva que teria sido realizado pelo prefeito Anderson Souza, no ano de 2020, para a compra de ambulâncias. Ele foi preso em flagrante, mas por outro motivo: porte ilegal de arma. Seu caseiro e um cunhado também estavam armados e foram detidos junto com ele. Depois de prestar esclarecimentos, Anderson Souza foi liberado.
Ponta Negra interditada
O prefeito David Almeida disse que o banho na Praia da Ponta Negra vai ser interditado, assim que a cota do rio Negro atingir 16m. Faltam apenas 11 centímetros para isso. Com o rio baixando, em média, 20 cm por dia, deve ser hoje mesmo o anúncio da interdição.
Promotor aposentado
O promotor de justiça Walber Nascimento foi aposentado pelo Ministério Público do Amazonas. Walber foi acusado pela advogada Catarina Estrella de compará-la a uma cadela, durante um julgamento. O caso teve repercussão nacional. Walber vai receber salário de aposentado acima de R$ 42 mil.
Corais do Amazonas
O Teatro Amazonas leva ao palco nesta sexta-feira (29), dez apresentações de corais do Estado, que participam do Festival de Corais. São corais de igrejas, do Tribunal de Contas, do Cláudio Santoro e outros. A apresentação começa às 20h, com entrada gratuita.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777
Nenhum comentário
Esse jornalzinho é claramente de esquerda.