PRIMEIRA MÃO

Pesquisa IPEN mostra o novo cenário na corrida pela Prefeitura de Manaus

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro Foto: Shutterstock

Tudo embolado no ‘meio campo’

David e Amom em disputa acirrada

Amom lidera simulação de segundo turno contra David por 5%

Segundo turno entre David e Alberto Neto dá vantagem ao prefeito

David venceria Marcelo Ramos em segundo turno

David x Cidade também mostra vantagem de David

Marcelo tem a maior rejeição; Amom tem a menor

Segurança é o maior problema de Manaus, segundo entrevistados

Pesquisa foi encomendada por consórcio jornalístico

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Pesquisa IPEN mostra cenário aberto nas eleições municipais

A 2ª Pesquisa Eleitoral do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) mostra cenário aberto para as eleições à Prefeitura de Manaus. Na pesquisa espontânea, quando não são pré-definidos os nomes dos candidatos, 61,8% dos entrevistados não soube dizer ou não respondeu em quem votaria para prefeito de Manaus nas próximas eleições. O IPEN atua há 28 anos no Amazonas e foi contratado pelo Consórcio G6 (BNC, Amazonas Atual, Blog do Mário Adolfo, Portal do Marcos Santos, Blog do Hiel e Único) para realização da pesquisa.

Empates técnicos no primeiro e segundo ‘pelotão’

Em relação aos entrevistados que indicaram seu voto, houve empate técnico entre o prefeito David Almeida (Avante), com 12,8% das intenções de voto, e Amom Mandel (Cidadania), com 10,7%. No segundo pelotão, outro empate, dessa vez triplo: Capitão Alberto Neto (PL), com 4,2%, Roberto Cidade (UB), com 3,1% e Marcelo Ramos (PT), com 1,2%. Maria do Carmo Seffair (Novo) aparece com 0,8%. A pesquisa tem margem de erro de 3,09%.

David Almeida e Amom disputam ponto a ponto também na estimulada

Na pesquisa estimulada, quando são sugeridos os nomes dos candidatos, a disputa segue acirrada entre David Almeida, com 30,5% das intenções de voto, e Amom Mandel, com 27,5%, em novo empate técnico. Brigando pelo terceiro lugar, estão Alberto Neto (10,9%) e Roberto Cidade (8,7%), seguidos por Marcelo Ramos (5,3%), Wilker Barreto (2,6%) e Maria do Carmo Seffair (2,2%).

Em segundo turno contra David, Amom lidera por 5%

Nas projeções de segundo turno, colocados em disputa o prefeito David Almeida e o deputado federal Amom Mandel, este se sobressai com 45,7% das intenções de voto, contra 40,7% de David. 10,6% declarou que não votaria em nenhum dos dois candidatos (branco/nulo/nenhum) e 3% não soube dizer ou não respondeu.

David Almeida venceria Alberto Neto em segundo turno

Em outro cenário de segundo turno, David Almeida x Alberto Neto, o prefeito de Manaus lidera com alguma vantagem: 50,1% das intenções de voto, contra 32,3% de Alberto Neto. Nesta simulação, 14,2% não votariam em nenhum dos dois candidatos e 3,4% não respondeu.

David x Marcelo Ramos no segundo turno

Na disputa de segundo turno com Marcelo Ramos, David Almeida continua levando a melhor. Foram 56,5% das intenções de voto em David, contra 21,7% em Marcelo Ramos. Ainda, 18,2% não votariam em nenhum dos dois e 3,6% não respondeu.

David também venceria Cidade, segundo a pesquisa

Em mais um cenário de segundo turno, David Almeida x Roberto Cidade, David recebeu 54,9% das intenções de voto, contra 27,7% de Roberto Cidade. 14,7% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 2,7% não respondeu.

Amom tem a menor rejeição

Perguntados em quem não votariam, 21,3% dos que responderam a pesquisa citaram Marcelo Ramos; 14,5% não votariam em David Almeida; Wilker Barreto tem a terceira maior rejeição, com 13,6%; e Maria do Carmo Seffair, a quarta (12,9%). Roberto tem 11,7% de rejeição e Alberto Neto, 11,2%. A menor rejeição foi a de Amom Mandel, com apenas 9% dos entrevistados afirmando que não votariam nele.

Para entrevistados, segurança é o maior problema da cidade

A pesquisa questionou ainda quais seriam os cinco maiores problemas de Manaus. A “Segurança” foi apontado por 27,7% dos entrevistas; 15% disseram “Atendimento em saúde”; 14,3% mencionaram o as condições de “Asfalto e calçamento”; 8,4% apontou o “Saneamento básico” e 5,7% indicaram a “Corrupção” como maior problema de Manaus.

Pesquisa foi encomendada por consórcios de portais

Encomendada pelo consórcio de empresas jornalísticas G6 (BNC, Amazonas Atual, Blog do Mário Adolfo, Portal do Marcos Santos, Blog do Hiel e Único), a pesquisa entrevistou mil pessoas no período de 7 a 13 de maio deste ano, tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3,09%. Esta é a terceira pesquisa divulgada pelo G6, que vai manter a dinâmica de uma pesquisa mensal até outubro.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *