Pesquisa do Ibope indica vitória de David Almeida sobre Amazonino no segundo turno

A Rede Amazônica de Televisão divulgou nesta quinta-feira (29) nova pesquisa eleitoral do Ibope que indica que, em confronto no segundo turno das eleições pela Prefeitura de Manaus, o candidato David Almeida (Avante) teria 41% dos votos, enquanto o candidato Amazonino Mendes (Podemos) registraria 38%. Esta é a primeira vez em que numa simulação de segundo turno, David supera Amazonino nas intenções de voto.
Na quarta-feira (28), a Rede Amazônica divulgou o cenário de primeiro turno, em que Amazonino caiu de 25% para 24% e David cresceu de 13% para 16%. Pela margem de erro para mais ou para menos, Amazonino e David estão empatados tecnicamente, com 20 pontos percentuais, segundo o estudo do Ibope.
Ao todo, o Ibope fez seis cenários de segundo turno e em todos os confrontos em que David foi colocado ele venceu os adversários. No primeiro David aparece com 41% contra Amazonino, com 38%; no segundo David registrou 39% contra 35% de Ricardo Nicolau; e no terceiro cenário o candidato do Avante registrou 42%, contra 31% de José Ricardo do PT.
Entre todos os adversários colocados nos cenários de segundo turno, David é o único com condições matemáticas de vencer Amazonino Mendes, que registrou 41% contra 40% de Ricardo Nicolau, e 45% contra 35% de José Ricardo.
A pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Amazônica ouviu 504 eleitores de Manaus, entre os dias 26 e 28 de outubro. Ela está registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM 2161/2020. Com a margem de erro de 4% para mais ou para menos, o nível de confiança utilizado é de 95%.
Rejeição eleitoral
De acordo com o novo levantamento do Ibope, Amazonino segue como um dos líderes do indicador de rejeição do eleitorado de Manaus. Com 34% de eleitores que não “nunca” votariam nele, Amazonino perde apenas para Alfredo Nascimento, que aparece no estudo com 36% de rejeição. O candidato José Ricardo aparece em terceiro colocado, com 24%, seguido de Alberto Neto e Chico Preto, com 20%.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *