PRIMEIRA MÃO

Pesquisa do Ibope esquenta campanha em Manaus

Urna Electronica
A pesquisa do Ibope para a Prefeitura de Manaus, divulgada na quarta-feira (14/10) pela Rede Amazônica de Televisão, foi o primeiro fato que mexeu com a campanha para prefeito.

Resultado mostra liderança folgada de Amazonino e disputa acirrada pela segunda vaga para o segundo turno entre David, Ricardo Nicolau e José Ricardo

Números são questionados pelos demais institutos de pesquisas

Ministro Paulo Guedes propõe um futuro diferente para Manaus mas coloca pulga atrás da orelha de empresários

Maior encontro de administradores do Norte será realizado em Manaus

A pesquisa do Ibope para a Prefeitura de Manaus, divulgada na quarta-feira (14/10) pela Rede Amazônica de Televisão, foi o primeiro fato que mexeu com a campanha para prefeito. Independente dos números estarem corretos ou não, a pesquisa agitou o meio político e pode influenciar parte do eleitorado pela forte repercussão na tv e nas redes sociais. Na pesquisa do Ibope, Amazonino mantém a liderança folgada (25%). A novidade está no empate técnico entre três candidatos pela segunda vaga para o segundo turno ( David Almeida -13%; Ricardo Nicolau 11%; e José Ricardo com 10%). Em relação aos outros institutos de pesquisas, o que gerou frisson foi o percentual de Ricardo Nicolau, que não teria tudo isso de intenção de votos.

Segundo pelotão

A pesquisa também traz números questionáveis no segundo pelotão, principalmente em relação a Alfredo Nascimento, que aparece com apenas 3% em sétimo lugar, atrás de coronel Menezes (6%) e Alberto Neto (7%). A 28 dias do fim da campanha eleitoral e a um mês da eleição, pesquisas como essa costumam animar comitês e desanimar outros. Resta saber se influenciará a grande legião de eleitores indecisos. O certo é que nos próximos dias será o tema da campanha para prefeito de Manaus que estava morna até ontem.

”Pesquisa fantasiosa”

Os números do Ibope foram questionados pelos responsáveis dos demais institutos de pesquisas que atuam em Manaus. “Fantasiosa”, “números irreais”, “totalmente fora da realidade”, “pesquisa apresenta erros grosseiros” foram alguns comentários captados pelo Portal Único junto aos diretores dos demais institutos de pesquisa.

Amostra da pesquisa

A pesquisa do Ibope também foi criticada por ouvir apenas 504 eleitores quando o indicado é pelo menos o dobro (1.006) para ter resultado mais próximo da realidade. Por ter ouvido poucas pessoas, a margem de erro do Ibope é 4 de pontos percentuais para mais ou para menos, considerada extremamente elevada. Um candidato pode aparecer com 5 pontos e ter na verdade 9 ou mesmo 1%.

Paulo Guedes e a Zona Franca

Em meio às discussões sobre reforma tributária, o ministro Paulo Guedes propôs um desenho diferente para o futuro da Amazônia, transformando Manaus, por exemplo, na capital mundial de energia sustentável, em vez de transformar a cidade “numa São Paulo, com um centro industrial e um cinturão de pobreza e miséria em volta”. Empresários ouvidos pelo Único concordam com a teoria, mas lembram a necessidade dessa transformação acontecer de forma integrada com governos estadual e municipal, desacelerando a Zona Franca lentamente.

Asfalto para Manaus

O prefeito Arthur Neto (PSDB) lança nesta quinta-feira (15) a sétima etapa do Programa Requalificação Viária e Urbana de Manaus, que vai recapear mais de 200 vias nas zonas Oeste, Sul, Norte e Leste. Arthur disse que o programa que está sendo desenvolvido pela prefeitura é o maior intervenção no sistema de asfaltamento, recuperação de meio fios e calçadas, já realizado em Manaus.

Administradores em Manaus

O Conselho de Administração do Amazonas e o Conselho Nacional de Administração vão promover no formato on line, o encontro “O Profissional de Administração e as novas Conexões”, a ser realizado em Manaus nos dias 21 e 22 de outubro. A transmissão será feita pela plataforma Zoom, instagram e Canal “Cra-Am Play”, no YouTube. Trata-se do maior encontro dos profissionais de administração da Região Norte.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *