Apenas três municípios do interior têm pacientes internados com Covid-19
Amazonas não registra mortes por Covid pela quinta vez no ano
Depois de seis meses de pesquisas, os dados preliminares da pesquisa CovacManaus, realizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apontam que, entre os vacinados, 91% apresentaram anticorpos detectáveis após a 1ª dose e 99,8% após a 2ª dose.
O levantamento também revela que somente 2,6% dos pesquisados tiveram infecções confirmadas por Covid-19 e um óbito foi registrado. Entre as principais comorbidades estão a obesidade (72%) e a diabetes (54%).
Para a equipe de pesquisadores, os dados avaliados são positivos e reforçam a importância de a população continuar se vacinando. Durante a pesquisa foram vacinadas 5.087 pessoas com a primeira dose e 5.071 com a segunda dose.
Três municípios
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS)os dados epidemiológicos demonstram uma redução dos números de casos e hospitalizações em todo o estado, principalmente no interior. Na segunda-feira (13), dos 61 municípios, apenas três registraram pacientes internados em leitos clínicos, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). No final da semana passada eram cinco internados. Apensa Itacoatiara, Humaitá e Santa Isabel do Rio Negro ainda têm internados.
O secretário executivo de Assistência do Interior, da SES-AM, Cássio Espírito Santo, afirma que este cenário é resultado da adesão da população à vacinação durante as campanhas realizadas pelo Governo e pelas prefeituras. “Os números são positivos, mas essa adesão precisa ser de todos”, comentou o secretário.
Sem mortes pela quinta vez
O Amazonas não registrou nenhuma morte por Covid-19 pela terceira vez neste mês e quinta durante o ano inteiro, segundo dados divulgados pela Fundação de Vigilância. As quatro primeiras ocasiões em que o Estado não registrou óbito por Covid-19, este ano, foram nos dias 7 de julho, 18 de agosto, 1º e 10 de setembro.
Os indicadores constam no Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 527, desta segunda-feira (13/09), que também informa o diagnóstico de 59 novos casos de Covid-19, totalizando 425.625 casos da doença no Estado.