PRIMEIRA MÃO

Pelo menos 10 mulheres são vítimas de violência doméstica por dia no Amazonas

A média é de 3,4 mil mulheres espancadas por ano, no Amazonas

Ex-deputado diz que Amazonas Energia pode levar o estado a uma crise profunda

Jornalista e advogada avalia se será candidata em Manaus nas eleições 2024

Casos de dengue disparam no Amazonas

Wilson Lima mostra hoje o que vai apresentar na COP28, em Dubai

Ufam e Motorola abrem quatro laboratórios conjuntos

Católicos de Manaus abrem os festejos de Nossa Senhora da Conceição

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Mulheres espancadas no Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas registra que o número de mulheres vítimas de violência doméstica (física ou psicológica) é de mais de 3 mil todos os anos, em média, desde 2018, com exceção do ano de 2021 – ano da pandemia. Em 2018 foram registrados 4.301 casos de violência doméstica, em 2019 (3.572), 2020 (3.624), 2021 (2.040), 2022 (3.763) e 2023 (3.115 casos) até o mês de outubro.

Médias altas

A média (soma dos cinco anos/5) é de 3.400 mulheres vítimas de violência dentro de casa, em um ano. Na média mensal, são pelo menos 280 espancadas por mês, com pico de até 381, como aconteceu em outubro de 2022 (ver gráfico abaixo) e uma média de 10 mulheres vitimizadas por dia.

Caso mais recente

Os números oficiais da SSP dizem respeito apenas aos casos registrados em BO, mas não apontam aqueles que não chegam às delegacias. Uma dessas mulheres tomou coragem e registrou boletim de ocorrência contra o juiz federal do trabalho, Eduardo Miranda Barbosa Ribeiro, que no domingo (26) a agrediu, dentro de casa, em Parintins.

Crise da Amazonas Energia

O ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) disse que a privatização da Amazonas Energia, feita pelo governo Bolsonaro, está prejudicando Manaus. “Além de cara, o serviço poderá ser afetado pelas dívidas e incapacidade operacional da empresa”, disse.

Jornalista decide candidatura

A jornalista e advogada Liliane Araújo disse ao ÚNICO que ainda não bateu o martelo se será candidata a vereadora em 2024. “Estou bem motivada no trabalho, mas a política é dinâmica”, disse. Liliana está filiada ao Avante.

Casos de dengue

A Fundação de Vigilância Sanitária registrou mais de 14 mil casos de dengue no Amazonas neste ano, o que representa um aumento de quase 60% em relação ao ano passado.

Wilson na COP28

O governador Wilson Lima vai apresentar hoje a agenda que levará para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que começa amanhã (30), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Lima quer apresentar as medidas adotadas em sua gestão para o combate a desmatamentos e degradação florestal, além de novas ações previstas para conservação ambiental, incluindo captura de recursos.

Caravana de governadores

O consórcio de governadores do Norte é quem montou uma comitiva com oito dos nove governadores da Amazônia para participar da reunião da COP. O único que não disse “sim” à viagem foi o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Ufam e Motorola

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Computação (IComp), inaugurou, nesta terça-feira (28), em parceria com a empresa Motorola Mobility, quatro novos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Um grande avanço na integração entre a academia e a indústria da Zona Franca de Manaus. A Motorola deve investir mais R$ 25 milhões no IComp, com a Lei de Informática.

Festejos a Nossa Senhora

Começam nesta quarta-feira (29) os festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, com a missa solene de abertura, a partir das 18h, na Catedral Metropolitana. Até o dia 7 de dezembro haverá missa todos os dias nesse horário.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *